Docências escrava e nobre : filosofia e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Silva dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225407
Resumo: A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.
id UFRGS-2_b0fd9cb00509a1447500c2ffa76d3f65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225407
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gilberto Silva dosLópez Bello, Samuel Edmundo2021-08-10T04:31:39Z20211982-9949http://hdl.handle.net/10183/225407001129473A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching.A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles.application/pdfporReflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 229-244DocênciaTeachingSlave teachingNoble teachingEducationClassDocenciaDocencia EsclavaDocencia NobleEducaciónAulaDocências escrava e nobre : filosofia e educaçãoSlave and noble teachings : philosophy and educationDocencia esclavo y noble : filosofía y educación filosofía y educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129473.pdf.txt001129473.pdf.txtExtracted Texttext/plain52278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/2/001129473.pdf.txt03bf816f34275d307bdec5aadbb516b1MD52ORIGINAL001129473.pdfTexto completoapplication/pdf594380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/1/001129473.pdf7a9fc686db69be0af9e59345466fbe21MD5110183/2254072021-09-19 04:30:59.686374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docências escrava e nobre : filosofia e educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Slave and noble teachings : philosophy and education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Docencia esclavo y noble : filosofía y educación filosofía y educación
title Docências escrava e nobre : filosofia e educação
spellingShingle Docências escrava e nobre : filosofia e educação
Santos, Gilberto Silva dos
Docência
Teaching
Slave teaching
Noble teaching
Education
Class
Docencia
Docencia Esclava
Docencia Noble
Educación
Aula
title_short Docências escrava e nobre : filosofia e educação
title_full Docências escrava e nobre : filosofia e educação
title_fullStr Docências escrava e nobre : filosofia e educação
title_full_unstemmed Docências escrava e nobre : filosofia e educação
title_sort Docências escrava e nobre : filosofia e educação
author Santos, Gilberto Silva dos
author_facet Santos, Gilberto Silva dos
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Silva dos
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
topic Docência
Teaching
Slave teaching
Noble teaching
Education
Class
Docencia
Docencia Esclava
Docencia Noble
Educación
Aula
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Slave teaching
Noble teaching
Education
Class
dc.subject.spa.fl_str_mv Docencia
Docencia Esclava
Docencia Noble
Educación
Aula
description A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225407
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129473
identifier_str_mv 1982-9949
001129473
url http://hdl.handle.net/10183/225407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 229-244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/2/001129473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/1/001129473.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03bf816f34275d307bdec5aadbb516b1
7a9fc686db69be0af9e59345466fbe21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487484776054784