A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldens, Maria das Graças Furtado
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234469
Resumo: O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino.
id UFRGS-2_b19dd3e233e99e6825e090e931a73685
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234469
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Feldens, Maria das Graças Furtado2022-01-26T04:44:15Z19800100-3143http://hdl.handle.net/10183/234469000066010O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino.The paper presents and analyses the situation in the graduate programs of education in Brazil, considering the university/elementary and secundary educational systems relationhips according to the major areas of study, the research developed by professors and students. It discusses the possibilities and dificulties which the programs encounter when they pretend to make changes in the educational practice. lt also suggests the types of contribution that the graduate programs could offer to stimulate educators, admininistrators and teachers to get involved in reflective thinking, change and development of the educational realities at those levels of education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 277-302Ensino superiorUniversidadePós-GraduaçãoEnsino de primeiro grauEnsino de segundo grauA pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000066010.pdf.txt000066010.pdf.txtExtracted Texttext/plain65602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/2/000066010.pdf.txtf57c2d38cd5131d9eb7ed4052f91ecbcMD52ORIGINAL000066010.pdfTexto completoapplication/pdf546542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/1/000066010.pdfbd43c07a503986c1aeadae036f152771MD5110183/2344692022-02-22 05:16:46.195132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234469Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:16:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
title A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
spellingShingle A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
Feldens, Maria das Graças Furtado
Ensino superior
Universidade
Pós-Graduação
Ensino de primeiro grau
Ensino de segundo grau
title_short A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
title_full A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
title_fullStr A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
title_full_unstemmed A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
title_sort A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
author Feldens, Maria das Graças Furtado
author_facet Feldens, Maria das Graças Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldens, Maria das Graças Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Universidade
Pós-Graduação
Ensino de primeiro grau
Ensino de segundo grau
topic Ensino superior
Universidade
Pós-Graduação
Ensino de primeiro grau
Ensino de segundo grau
description O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino.
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:44:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234469
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000066010
identifier_str_mv 0100-3143
000066010
url http://hdl.handle.net/10183/234469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 277-302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/2/000066010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/1/000066010.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f57c2d38cd5131d9eb7ed4052f91ecbc
bd43c07a503986c1aeadae036f152771
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225049540132864