Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavi, Giovana Sordi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Behr, Ariel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238093
Resumo: Modelos de negócios são importantes ferramentas estratégicas para a articulação e análise dos componentes organizacionais, visando à criação de valor aos clientes. Este artigo busca identificar o valor entregue ao cliente dos serviços contábeis, por meio da organização estrutural e das características dos tradicionais modelos de negócios, em relação às suas respectivas áreas de atuação na Contabilidade. Foram realizadas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado para a descrição das informações sobre os modelos de negócios contábeis presente atualmente no mercado, a partir da análise de categorias derivadas da literatura sobre o Canvas. Observa-se que os modelos de negócios das áreas contábeis entregam propostas de valores diferentes a seus clientes. As áreas Tributária e de Perícia realizam entregas de valor que refletem em aspectos financeiros, seja pela redução de perdas ou aumento de ganhos. Já as áreas Gerencial, de Sistemas e de Auditoria têm suas entregas focadas em aspectos gerenciais, contribuindo com o processo de tomada de decisão, organização e análise das informações, e maior organização de controles internos e governança corporativa, respectivamente. Por outro lado, as atividades que atendem às obrigações legais, na Contabilidade Financeira, não entregam valor de forma tão impactante ao cliente. Esses resultados contribuem com o campo ao evidenciar a forma de organização e de criação de valor dos diferentes modelos de negócios contábeis, trazendo possibilidades de ações para gestores. Isso porque, diante de um cenário de mudanças do campo contábil, é requerido maior atenção em relação à estruturação dos negócios contábeis.
id UFRGS-2_b5172086ea183ae197516de3da794d16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238093
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schiavi, Giovana SordiBehr, Ariel2022-04-30T04:52:45Z20202237-3667http://hdl.handle.net/10183/238093001139865Modelos de negócios são importantes ferramentas estratégicas para a articulação e análise dos componentes organizacionais, visando à criação de valor aos clientes. Este artigo busca identificar o valor entregue ao cliente dos serviços contábeis, por meio da organização estrutural e das características dos tradicionais modelos de negócios, em relação às suas respectivas áreas de atuação na Contabilidade. Foram realizadas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado para a descrição das informações sobre os modelos de negócios contábeis presente atualmente no mercado, a partir da análise de categorias derivadas da literatura sobre o Canvas. Observa-se que os modelos de negócios das áreas contábeis entregam propostas de valores diferentes a seus clientes. As áreas Tributária e de Perícia realizam entregas de valor que refletem em aspectos financeiros, seja pela redução de perdas ou aumento de ganhos. Já as áreas Gerencial, de Sistemas e de Auditoria têm suas entregas focadas em aspectos gerenciais, contribuindo com o processo de tomada de decisão, organização e análise das informações, e maior organização de controles internos e governança corporativa, respectivamente. Por outro lado, as atividades que atendem às obrigações legais, na Contabilidade Financeira, não entregam valor de forma tão impactante ao cliente. Esses resultados contribuem com o campo ao evidenciar a forma de organização e de criação de valor dos diferentes modelos de negócios contábeis, trazendo possibilidades de ações para gestores. Isso porque, diante de um cenário de mudanças do campo contábil, é requerido maior atenção em relação à estruturação dos negócios contábeis.Business models are important strategic tools for articulating and analysis of different organizational components, aiming at creating value to the customers. This article proposes to identify the value delivered to the accounting services customer, through the structural organization and characteristics of the traditional business models, in relation to their respective areas of activity in Accounting. Interviews were carried out with academic and market professionals to describe information about the current accounting business models on the market, based on the analysis of categories derived from the Canvas literature. It is observed that the business models of accounting areas deliver proposals of different values to their customers. Tax Accounting and the Forensic Accounting deliver value that reflects on financial aspects, either by reducing losses or increased earnings. While the Management Accounting, Accounting Information Systems, and Audit have their deliveries focused on managerial aspects, contributing to the decision-making process, organization and analysis of the information, and largest organization of internal controls and corporate governance, respectively. On the other hand, the activities that meet the legal obligations, in Financial Accounting, does not deliver value so impactful to the client. Those results contribute to the field showing the organization form and value creation of different accounting business models, bringing action possibilities for managers. This is because, faced with a scenario of changes in the accounting area, attention is required in relation to the structuring of accounting businesses.Modelos de negocios son importantes herramientas estratégicas para la articulación y análisis de los componentes organizacionales, con el objetivo de crear valor a los clientes. Se realizaron entrevistas con profesionales académicos y de mercado para describir la información sobre los modelos de negocio contables actualmente en el mercado, en base al análisis de categorías derivadas de la literatura en Canvas. Se observa que los modelos de negocio de las áreas contables entregan propuestas de valores diferentes a sus clientes. Las áreas Tributaria y de Pericia realizan entregas de valor que reflejan en aspectos financieros, sea por la reducción de pérdidas o aumento de ganancias. Las áreas Gerencial, de Sistemas y de Auditoría tienen sus entregas enfocadas en aspectos gerenciales, contribuyendo con el proceso de toma de decisión, organización y análisis de las informaciones, y mayor organización de controles internos y gobernanza corporativa, respectivamente. Por otro lado, las actividades que atienden las obligaciones legales, en la Contabilidad Financiera, no entregan valor de forma tan impactante al cliente. Estos resultados contribuyen al campo al resaltar la forma de organización y la creación de valor de los diferentes modelos de negocios contables, brindando posibilidades para las acciones de los gerentes. Esto se debe a que, ante un escenario de cambios en el campo de la contabilidad, se requiere una mayor atención en relación con la estructuración de los negocios de contabilidad.application/pdfporREUNIR: Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade. Sousa, PB: Universidade Federal de Campina Grande. Vol. 10, n. 3 (2020), p. 47-59NegóciosServiçosContabilidadeBusiness modelCanvasAccounting business modelAccounting areasModelos de negociosModelos de negocios contablesÁreas de contabilidadCaracterísticas dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da ContabilidadeCharacteristics of different accounting business models in relation to Accounting areas Características de los diferentes modelos de negocios contables en relación con las áreas de Contabilidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139865.pdf.txt001139865.pdf.txtExtracted Texttext/plain94667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/2/001139865.pdf.txt4e3273134feff0f0b76a47a23a542117MD52ORIGINAL001139865.pdfTexto completoapplication/pdf774883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/1/001139865.pdfb6c395b3d87b8fe2bfc2e617986cbdbeMD5110183/2380932022-05-01 04:47:39.612606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-01T07:47:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Characteristics of different accounting business models in relation to Accounting areas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Características de los diferentes modelos de negocios contables en relación con las áreas de Contabilidad
title Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
spellingShingle Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
Schiavi, Giovana Sordi
Negócios
Serviços
Contabilidade
Business model
Canvas
Accounting business model
Accounting areas
Modelos de negocios
Modelos de negocios contables
Áreas de contabilidad
title_short Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
title_full Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
title_fullStr Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
title_full_unstemmed Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
title_sort Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
author Schiavi, Giovana Sordi
author_facet Schiavi, Giovana Sordi
Behr, Ariel
author_role author
author2 Behr, Ariel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavi, Giovana Sordi
Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios
Serviços
Contabilidade
topic Negócios
Serviços
Contabilidade
Business model
Canvas
Accounting business model
Accounting areas
Modelos de negocios
Modelos de negocios contables
Áreas de contabilidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Business model
Canvas
Accounting business model
dc.subject.spa.fl_str_mv Accounting areas
Modelos de negocios
Modelos de negocios contables
Áreas de contabilidad
description Modelos de negócios são importantes ferramentas estratégicas para a articulação e análise dos componentes organizacionais, visando à criação de valor aos clientes. Este artigo busca identificar o valor entregue ao cliente dos serviços contábeis, por meio da organização estrutural e das características dos tradicionais modelos de negócios, em relação às suas respectivas áreas de atuação na Contabilidade. Foram realizadas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado para a descrição das informações sobre os modelos de negócios contábeis presente atualmente no mercado, a partir da análise de categorias derivadas da literatura sobre o Canvas. Observa-se que os modelos de negócios das áreas contábeis entregam propostas de valores diferentes a seus clientes. As áreas Tributária e de Perícia realizam entregas de valor que refletem em aspectos financeiros, seja pela redução de perdas ou aumento de ganhos. Já as áreas Gerencial, de Sistemas e de Auditoria têm suas entregas focadas em aspectos gerenciais, contribuindo com o processo de tomada de decisão, organização e análise das informações, e maior organização de controles internos e governança corporativa, respectivamente. Por outro lado, as atividades que atendem às obrigações legais, na Contabilidade Financeira, não entregam valor de forma tão impactante ao cliente. Esses resultados contribuem com o campo ao evidenciar a forma de organização e de criação de valor dos diferentes modelos de negócios contábeis, trazendo possibilidades de ações para gestores. Isso porque, diante de um cenário de mudanças do campo contábil, é requerido maior atenção em relação à estruturação dos negócios contábeis.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-30T04:52:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238093
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-3667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139865
identifier_str_mv 2237-3667
001139865
url http://hdl.handle.net/10183/238093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade. Sousa, PB: Universidade Federal de Campina Grande. Vol. 10, n. 3 (2020), p. 47-59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/2/001139865.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/1/001139865.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e3273134feff0f0b76a47a23a542117
b6c395b3d87b8fe2bfc2e617986cbdbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487515845361664