Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jeferson Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Renan de Almeida, Mezalira, Sandra Mara, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243369
Resumo: A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores.
id UFRGS-2_b54bdc427772030d9fa0b61a10688f06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243369
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Jeferson RosaBarbosa, Renan de AlmeidaMezalira, Sandra MaraRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:50Z20212525-9008http://hdl.handle.net/10183/243369001145813A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores.Environmental Education (EA) as a process is an instrument for achieving social transformation to face the different crises today. This research aimed to evaluate the conceptions about EA and how this practice occurs from a group of teachers from the city of São Gabriel/RS. Through workshops, 26 teachers participated in the process. To obtain the data, it was used the application of a questionnaire and a practice through the Future Workshop, which were analyzed qualitatively. During the analysis, we noticed that the research participants have a vision of EA centered on the Conservationist in the integral and permanent training of teachers.La Educación Ambiental (EA) cómo proceso es un instrumento para lograr la transformación social para abordar las diferentes crisis actuales. Esta investigación tuvo como objetivo evaluar las concepciones sobre EA y cómo se lleva a cabo esta práctica de un grupo de profesores del municipio de Sao Gabriel/RS. A través de talleres, 26 profesores participaron en el proceso. Para obtener los datos, se utilizó la aplicación de un cuestionario y una práctica a través del Taller Futuro, que fueron analizados cualitativamente. Durante los análisis, nos dimos cuenta de que los participantes de la investigación tienen una visión de EA centrada en la Macrotendencia Conservacionista. Destacamos que EA debe trabajarse de forma transversal y contextualizada en la formación integral y permanente de los docentes.application/pdfporRevista Valore. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 6, nesp. (2021), p. 903-915Educação continuadaEducação ambientalEnvironmental educationContinued trainingWorkshopsEducación ambientalEntrenamiento continuadoTallersEducação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetivaEnvironmental education in the continued training of teachers : worshops as an effective toolEducacion ambiental en la entrrenamiento continua de los professores : los talleres como una herramienta efectivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145813.pdf.txt001145813.pdf.txtExtracted Texttext/plain33807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/2/001145813.pdf.txt32b780fd04e0d615d09d5f1c372ac5aeMD52ORIGINAL001145813.pdfTexto completoapplication/pdf1137603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/1/001145813.pdf29a01ce107a8af5f19590f7b6189a7ceMD5110183/2433692022-07-22 04:53:54.788663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmental education in the continued training of teachers : worshops as an effective tool
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educacion ambiental en la entrrenamiento continua de los professores : los talleres como una herramienta efectiva
title Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
spellingShingle Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
Soares, Jeferson Rosa
Educação continuada
Educação ambiental
Environmental education
Continued training
Workshops
Educación ambiental
Entrenamiento continuado
Tallers
title_short Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
title_full Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
title_fullStr Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
title_full_unstemmed Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
title_sort Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
author Soares, Jeferson Rosa
author_facet Soares, Jeferson Rosa
Barbosa, Renan de Almeida
Mezalira, Sandra Mara
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Barbosa, Renan de Almeida
Mezalira, Sandra Mara
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jeferson Rosa
Barbosa, Renan de Almeida
Mezalira, Sandra Mara
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Educação ambiental
topic Educação continuada
Educação ambiental
Environmental education
Continued training
Workshops
Educación ambiental
Entrenamiento continuado
Tallers
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Continued training
Workshops
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación ambiental
Entrenamiento continuado
Tallers
description A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:55:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243369
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-9008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145813
identifier_str_mv 2525-9008
001145813
url http://hdl.handle.net/10183/243369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Valore. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 6, nesp. (2021), p. 903-915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/2/001145813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/1/001145813.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32b780fd04e0d615d09d5f1c372ac5ae
29a01ce107a8af5f19590f7b6189a7ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487523270328320