Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243369 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores. |
id |
UFRGS-2_b54bdc427772030d9fa0b61a10688f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243369 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Jeferson RosaBarbosa, Renan de AlmeidaMezalira, Sandra MaraRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:50Z20212525-9008http://hdl.handle.net/10183/243369001145813A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores.Environmental Education (EA) as a process is an instrument for achieving social transformation to face the different crises today. This research aimed to evaluate the conceptions about EA and how this practice occurs from a group of teachers from the city of São Gabriel/RS. Through workshops, 26 teachers participated in the process. To obtain the data, it was used the application of a questionnaire and a practice through the Future Workshop, which were analyzed qualitatively. During the analysis, we noticed that the research participants have a vision of EA centered on the Conservationist in the integral and permanent training of teachers.La Educación Ambiental (EA) cómo proceso es un instrumento para lograr la transformación social para abordar las diferentes crisis actuales. Esta investigación tuvo como objetivo evaluar las concepciones sobre EA y cómo se lleva a cabo esta práctica de un grupo de profesores del municipio de Sao Gabriel/RS. A través de talleres, 26 profesores participaron en el proceso. Para obtener los datos, se utilizó la aplicación de un cuestionario y una práctica a través del Taller Futuro, que fueron analizados cualitativamente. Durante los análisis, nos dimos cuenta de que los participantes de la investigación tienen una visión de EA centrada en la Macrotendencia Conservacionista. Destacamos que EA debe trabajarse de forma transversal y contextualizada en la formación integral y permanente de los docentes.application/pdfporRevista Valore. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 6, nesp. (2021), p. 903-915Educação continuadaEducação ambientalEnvironmental educationContinued trainingWorkshopsEducación ambientalEntrenamiento continuadoTallersEducação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetivaEnvironmental education in the continued training of teachers : worshops as an effective toolEducacion ambiental en la entrrenamiento continua de los professores : los talleres como una herramienta efectivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145813.pdf.txt001145813.pdf.txtExtracted Texttext/plain33807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/2/001145813.pdf.txt32b780fd04e0d615d09d5f1c372ac5aeMD52ORIGINAL001145813.pdfTexto completoapplication/pdf1137603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/1/001145813.pdf29a01ce107a8af5f19590f7b6189a7ceMD5110183/2433692022-07-22 04:53:54.788663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Environmental education in the continued training of teachers : worshops as an effective tool |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educacion ambiental en la entrrenamiento continua de los professores : los talleres como una herramienta efectiva |
title |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
spellingShingle |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva Soares, Jeferson Rosa Educação continuada Educação ambiental Environmental education Continued training Workshops Educación ambiental Entrenamiento continuado Tallers |
title_short |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
title_full |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
title_fullStr |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
title_sort |
Educação ambiental na formação continuada de professores : oficinas como umaferramenta efetiva |
author |
Soares, Jeferson Rosa |
author_facet |
Soares, Jeferson Rosa Barbosa, Renan de Almeida Mezalira, Sandra Mara Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Renan de Almeida Mezalira, Sandra Mara Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jeferson Rosa Barbosa, Renan de Almeida Mezalira, Sandra Mara Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Educação ambiental |
topic |
Educação continuada Educação ambiental Environmental education Continued training Workshops Educación ambiental Entrenamiento continuado Tallers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental education Continued training Workshops |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación ambiental Entrenamiento continuado Tallers |
description |
A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243369 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-9008 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145813 |
identifier_str_mv |
2525-9008 001145813 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Valore. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 6, nesp. (2021), p. 903-915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/2/001145813.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243369/1/001145813.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32b780fd04e0d615d09d5f1c372ac5ae 29a01ce107a8af5f19590f7b6189a7ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487523270328320 |