A educação de jovens e adultos -EJA em uma escola do campo: contribuições para pensar a ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221711 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os discursos produzidos pelas professoras de Ciências da Natureza, na Educação de Jovens e Adultos, considerando os desafios, as dificuldades e as demandas enfrentadas por elas. Nesta perspectiva desenvolveu-se pesquisa qualitativa de tipo exploratória articulando o estudo de caso à Análise do Discurso. Para tanto, desenvolveu-se estudos nas perspectivas de autores que deram suporte a essa pesquisa como Miguel Arroyo (2004, 2017), Paulo Freire (1981,1996), Eni Orlandi (2009), entre outros que fundamentaram este trabalho. Como principais resultados do processo de análise, que considerou referenciais das diretrizes da EJA e da Educação do Campo, destacam-se, como demandas das professoras, aspectos de infraestrutura, pedagógicos e de gestão Os estudos realizados reafirmaram os saberes defendidos pelos professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as experiências desenvolvidas ao longo do curso, especialmente, aquelas que se referem aos princípios educacionais da Educação do/no Campo. |
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