O marketing social e sua importância para a efetividade do Programa de Coleta Seletiva da cidade de Canoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela Cesar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169948
Resumo: Destaque nos debates relacionados às problemáticas socioambientais, a separação de resíduos sólidos urbanos e sua correta destinação ficaram em evidência. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de marketing social para o Programa e Coleta Seletiva de Canoas, considerando as pressuposições do marketing social e do comportamento humano. O trabalho também procurou analisar os principais benefícios, motivadores, custos e crenças de adesão da população à pratica da coleta seletiva; as principais barreiras; e identificar o estágio do modelo de mudança no qual os cidadãos se encontram. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória de dados secundários, 12 entrevistas em profundidade e aplicado um questionário online, com 385 respostas válidas. Assim, foi possível identificar que os principais fatores que influenciam o comportamento dos moradores são: a idade e a renda; os benefícios ambientais; a possibilidade de proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações; entre outros. Dentre as barreiras destaca-se: a falta de conhecimento em relação ao Programa da Coleta Seletiva de Canoas e aos benefícios e consequências da separação de resíduos; a descentralização da culpa pelo problema; e a infraestrutura insuficiente do Programa. Também, foi possível comprovar que quanto maior o grau de conhecimento do Programa, maior o nível da prática da atividade em questão. Por fim, foram propostas estratégias de marketing social para o Programa no que tange sua efetividade e destacase que os moradores se encontram dispostos a aderir aos projetos propostos.
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