Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/99099 |
Resumo: | Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso. |
id |
UFRGS-2_ba8d03d6b0dbae10b44a9e6669247312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99099 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Miriam de Abreu2014-08-05T02:07:39Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/99099000914285Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso.This is a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study. The objective of the study is to relate the conceptions that professors and students have over competencies with the teaching-learning process of nursing diagnosis. The study was carried out at the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The information was collected in two stages. The first one through eight semi-structured individual interviews and the second one through two focus groups. One of them was formed by students and the other group was formed by professors. Content analysis was used as analysis methodology. As a result three categories were found: relation with knowledge, teaching-learning strategies and institutional context of the course.Este estudio es de cuño cualitativo, en nivel exploratorio, descriptivo, interpretativo, y tiene como objectivo relacionar las concepciones de alumnos y docentes sobre las competencias con el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria. La investigación se realizó en la Escuela de Enfermeria de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. Las informaciónes fuerón colectadas en dos etapas, primeramente a través de ocho entrevistas individuales semiestructuradas. En un segundo momento fuerón realizados dos grupos focales, uno con docentes y otro con los alumnos. Utilizé análisis de contenido como metodologia de análisis. Como resultado emergierón tres categorias: relación con el saber/conocimiento, estrategias de enseñanza y contexto institucional del curso.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (jun. 2004), p. 279-283Diagnóstico de enfermagemEnsinoAprendizagemCompetência profissionalProfessional competenceNursing diagnosisTeachingLearningCompetencia profesionalEnseñanzaAprendizajeDiagnostico de enfermeríaCompetências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagemCompetency for teaching and learning nursing diagnosis Competencias y el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914285.pdf000914285.pdfTexto completoapplication/pdf38723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/1/000914285.pdf0e72e37b7096aa822d13c5f34b4410b6MD51TEXT000914285.pdf.txt000914285.pdf.txtExtracted Texttext/plain33987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/2/000914285.pdf.txt7785f1b8f3f8a4f064a7054ea6b9566eMD52THUMBNAIL000914285.pdf.jpg000914285.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/3/000914285.pdf.jpg67ce7702d1e23eec7f0dacfc9def1f2fMD5310183/990992018-10-22 08:26:22.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99099Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:26:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Competency for teaching and learning nursing diagnosis |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Competencias y el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria |
title |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
spellingShingle |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem Almeida, Miriam de Abreu Diagnóstico de enfermagem Ensino Aprendizagem Competência profissional Professional competence Nursing diagnosis Teaching Learning Competencia profesional Enseñanza Aprendizaje Diagnostico de enfermería |
title_short |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
title_full |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
title_fullStr |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
title_sort |
Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem |
author |
Almeida, Miriam de Abreu |
author_facet |
Almeida, Miriam de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Miriam de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico de enfermagem Ensino Aprendizagem Competência profissional |
topic |
Diagnóstico de enfermagem Ensino Aprendizagem Competência profissional Professional competence Nursing diagnosis Teaching Learning Competencia profesional Enseñanza Aprendizaje Diagnostico de enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional competence Nursing diagnosis Teaching Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Competencia profesional Enseñanza Aprendizaje Diagnostico de enfermería |
description |
Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-05T02:07:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/99099 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914285 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000914285 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/99099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (jun. 2004), p. 279-283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/1/000914285.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/2/000914285.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/3/000914285.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e72e37b7096aa822d13c5f34b4410b6 7785f1b8f3f8a4f064a7054ea6b9566e 67ce7702d1e23eec7f0dacfc9def1f2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790277933498368 |