Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Miriam de Abreu
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/99099
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso.
id UFRGS-2_ba8d03d6b0dbae10b44a9e6669247312
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99099
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Miriam de Abreu2014-08-05T02:07:39Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/99099000914285Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso.This is a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study. The objective of the study is to relate the conceptions that professors and students have over competencies with the teaching-learning process of nursing diagnosis. The study was carried out at the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The information was collected in two stages. The first one through eight semi-structured individual interviews and the second one through two focus groups. One of them was formed by students and the other group was formed by professors. Content analysis was used as analysis methodology. As a result three categories were found: relation with knowledge, teaching-learning strategies and institutional context of the course.Este estudio es de cuño cualitativo, en nivel exploratorio, descriptivo, interpretativo, y tiene como objectivo relacionar las concepciones de alumnos y docentes sobre las competencias con el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria. La investigación se realizó en la Escuela de Enfermeria de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. Las informaciónes fuerón colectadas en dos etapas, primeramente a través de ocho entrevistas individuales semiestructuradas. En un segundo momento fuerón realizados dos grupos focales, uno con docentes y otro con los alumnos. Utilizé análisis de contenido como metodologia de análisis. Como resultado emergierón tres categorias: relación con el saber/conocimiento, estrategias de enseñanza y contexto institucional del curso.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (jun. 2004), p. 279-283Diagnóstico de enfermagemEnsinoAprendizagemCompetência profissionalProfessional competenceNursing diagnosisTeachingLearningCompetencia profesionalEnseñanzaAprendizajeDiagnostico de enfermeríaCompetências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagemCompetency for teaching and learning nursing diagnosis Competencias y el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914285.pdf000914285.pdfTexto completoapplication/pdf38723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/1/000914285.pdf0e72e37b7096aa822d13c5f34b4410b6MD51TEXT000914285.pdf.txt000914285.pdf.txtExtracted Texttext/plain33987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/2/000914285.pdf.txt7785f1b8f3f8a4f064a7054ea6b9566eMD52THUMBNAIL000914285.pdf.jpg000914285.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/3/000914285.pdf.jpg67ce7702d1e23eec7f0dacfc9def1f2fMD5310183/990992018-10-22 08:26:22.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99099Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:26:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Competency for teaching and learning nursing diagnosis
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Competencias y el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria
title Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
spellingShingle Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
Almeida, Miriam de Abreu
Diagnóstico de enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Competência profissional
Professional competence
Nursing diagnosis
Teaching
Learning
Competencia profesional
Enseñanza
Aprendizaje
Diagnostico de enfermería
title_short Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
title_full Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
title_fullStr Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
title_full_unstemmed Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
title_sort Competências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagem
author Almeida, Miriam de Abreu
author_facet Almeida, Miriam de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Miriam de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Competência profissional
topic Diagnóstico de enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Competência profissional
Professional competence
Nursing diagnosis
Teaching
Learning
Competencia profesional
Enseñanza
Aprendizaje
Diagnostico de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional competence
Nursing diagnosis
Teaching
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Competencia profesional
Enseñanza
Aprendizaje
Diagnostico de enfermería
description Trata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-05T02:07:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/99099
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914285
identifier_str_mv 0034-7167
000914285
url http://hdl.handle.net/10183/99099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (jun. 2004), p. 279-283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/1/000914285.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/2/000914285.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99099/3/000914285.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e72e37b7096aa822d13c5f34b4410b6
7785f1b8f3f8a4f064a7054ea6b9566e
67ce7702d1e23eec7f0dacfc9def1f2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790277933498368