Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a

Bibliographic Details
Main Author: Machado, Tainara Fernandes
Publication Date: 2013
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/77302
Summary: Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos.
id UFRGS-2_bb3808ab62d7c895a669f0cdb17b66ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77302
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Tainara FernandesAndrade, Sandra dos Santos2013-08-23T01:47:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/77302000896104Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoDocência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896104.pdf000896104.pdfTexto completoapplication/pdf193530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/1/000896104.pdf04ea210fb4bc00a42d024770c8e1ca4cMD51TEXT000896104.pdf.txt000896104.pdf.txtExtracted Texttext/plain84149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/2/000896104.pdf.txteae7dd62673d917f0ab36a056d800902MD52THUMBNAIL000896104.pdf.jpg000896104.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/3/000896104.pdf.jpg97cc9127a7b26ca6c5f4744e377fe6b6MD5310183/773022018-10-17 07:32:35.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
title Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
spellingShingle Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
Machado, Tainara Fernandes
Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
title_short Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
title_full Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
title_fullStr Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
title_full_unstemmed Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
title_sort Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
author Machado, Tainara Fernandes
author_facet Machado, Tainara Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Tainara Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
topic Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
description Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:47:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77302
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896104
url http://hdl.handle.net/10183/77302
identifier_str_mv 000896104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/1/000896104.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/2/000896104.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/3/000896104.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04ea210fb4bc00a42d024770c8e1ca4c
eae7dd62673d917f0ab36a056d800902
97cc9127a7b26ca6c5f4744e377fe6b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486772373520384