Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/77302 |
Summary: | Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos. |
id |
UFRGS-2_bb3808ab62d7c895a669f0cdb17b66ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77302 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Tainara FernandesAndrade, Sandra dos Santos2013-08-23T01:47:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/77302000896104Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoDocência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896104.pdf000896104.pdfTexto completoapplication/pdf193530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/1/000896104.pdf04ea210fb4bc00a42d024770c8e1ca4cMD51TEXT000896104.pdf.txt000896104.pdf.txtExtracted Texttext/plain84149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/2/000896104.pdf.txteae7dd62673d917f0ab36a056d800902MD52THUMBNAIL000896104.pdf.jpg000896104.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/3/000896104.pdf.jpg97cc9127a7b26ca6c5f4744e377fe6b6MD5310183/773022018-10-17 07:32:35.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
title |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
spellingShingle |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a Machado, Tainara Fernandes Educação de jovens e adultos Professor Formação |
title_short |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
title_full |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
title_fullStr |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
title_full_unstemmed |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
title_sort |
Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a |
author |
Machado, Tainara Fernandes |
author_facet |
Machado, Tainara Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Tainara Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Professor Formação |
topic |
Educação de jovens e adultos Professor Formação |
description |
Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:47:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77302 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000896104 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77302 |
identifier_str_mv |
000896104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/1/000896104.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/2/000896104.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77302/3/000896104.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04ea210fb4bc00a42d024770c8e1ca4c eae7dd62673d917f0ab36a056d800902 97cc9127a7b26ca6c5f4744e377fe6b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486772373520384 |