O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70660 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade. |
id |
UFRGS-2_bb86f4fc6c033d8fcd0ab16380752903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70660 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lamberts, Denise von der HeydeSarmento, Simone2013-04-27T01:47:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/70660000877103Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade.This research aimed to analyze the use of textbooks by teachers in an English course. The textbook is one of the most used resources by teachers and students, speacially in this context. Its importance is related to: defining the syllabus, providing resources in the classes, helping the teachers in preparing the activities, mainly the ones who does not have much experience, standardizing the teaching, among others. The way the book is used influences the process of teaching and learning. Therefore, in order to know the teachers’ opinions about textbooks and the changes made by those professionals in the books, a questionnaire was applied to the fourteen (14) teachers from this course branch. Analyzing the answers to the questionnaire, I was able to conclude that the teachers see more advantages than disadvanges about the textbooks. However, they tend to adapt the activities according to their groups and students. In addition to the questionaire, I observed four (4) different classes in groups of adults. Through the class observations, I got to the conclusion that the teachers adapt the activities in the textbook, to a greater or lesser extent, specially contextualizing and adding extra activities. In other words, the teachers are aware of the fact that what is to be taught makes more sense to the students when it is close to his/her reality.application/pdfporLivro didáticoEnsino de língua estrangeira (inglês)TextbookContextTeachingEnglishO uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877103.pdf000877103.pdfTexto completoapplication/pdf5867541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/1/000877103.pdf6d0ab3d0cc0f4bd391ca33fd7125c8a8MD51TEXT000877103.pdf.txt000877103.pdf.txtExtracted Texttext/plain115951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/2/000877103.pdf.txtc288399d1fb71582f9d3e17a71b25617MD52THUMBNAIL000877103.pdf.jpg000877103.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/3/000877103.pdf.jpg2995237a99b0577e768c9eee32fffa74MD5310183/706602022-08-06 04:54:02.020207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
title |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
spellingShingle |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês Lamberts, Denise von der Heyde Livro didático Ensino de língua estrangeira (inglês) Textbook Context Teaching English |
title_short |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
title_full |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
title_fullStr |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
title_full_unstemmed |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
title_sort |
O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês |
author |
Lamberts, Denise von der Heyde |
author_facet |
Lamberts, Denise von der Heyde |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamberts, Denise von der Heyde |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Livro didático Ensino de língua estrangeira (inglês) Textbook Context Teaching English |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Context Teaching English |
description |
Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-27T01:47:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70660 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877103 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70660 |
identifier_str_mv |
000877103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/1/000877103.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/2/000877103.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/3/000877103.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d0ab3d0cc0f4bd391ca33fd7125c8a8 c288399d1fb71582f9d3e17a71b25617 2995237a99b0577e768c9eee32fffa74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224445417750528 |