O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamberts, Denise von der Heyde
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70660
Resumo: Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade.
id UFRGS-2_bb86f4fc6c033d8fcd0ab16380752903
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamberts, Denise von der HeydeSarmento, Simone2013-04-27T01:47:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/70660000877103Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade.This research aimed to analyze the use of textbooks by teachers in an English course. The textbook is one of the most used resources by teachers and students, speacially in this context. Its importance is related to: defining the syllabus, providing resources in the classes, helping the teachers in preparing the activities, mainly the ones who does not have much experience, standardizing the teaching, among others. The way the book is used influences the process of teaching and learning. Therefore, in order to know the teachers’ opinions about textbooks and the changes made by those professionals in the books, a questionnaire was applied to the fourteen (14) teachers from this course branch. Analyzing the answers to the questionnaire, I was able to conclude that the teachers see more advantages than disadvanges about the textbooks. However, they tend to adapt the activities according to their groups and students. In addition to the questionaire, I observed four (4) different classes in groups of adults. Through the class observations, I got to the conclusion that the teachers adapt the activities in the textbook, to a greater or lesser extent, specially contextualizing and adding extra activities. In other words, the teachers are aware of the fact that what is to be taught makes more sense to the students when it is close to his/her reality.application/pdfporLivro didáticoEnsino de língua estrangeira (inglês)TextbookContextTeachingEnglishO uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877103.pdf000877103.pdfTexto completoapplication/pdf5867541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/1/000877103.pdf6d0ab3d0cc0f4bd391ca33fd7125c8a8MD51TEXT000877103.pdf.txt000877103.pdf.txtExtracted Texttext/plain115951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/2/000877103.pdf.txtc288399d1fb71582f9d3e17a71b25617MD52THUMBNAIL000877103.pdf.jpg000877103.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/3/000877103.pdf.jpg2995237a99b0577e768c9eee32fffa74MD5310183/706602022-08-06 04:54:02.020207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
title O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
spellingShingle O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
Lamberts, Denise von der Heyde
Livro didático
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Textbook
Context
Teaching
English
title_short O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
title_full O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
title_fullStr O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
title_full_unstemmed O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
title_sort O uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglês
author Lamberts, Denise von der Heyde
author_facet Lamberts, Denise von der Heyde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamberts, Denise von der Heyde
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Livro didático
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Textbook
Context
Teaching
English
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
Context
Teaching
English
description Este estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877103
url http://hdl.handle.net/10183/70660
identifier_str_mv 000877103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/1/000877103.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/2/000877103.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70660/3/000877103.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d0ab3d0cc0f4bd391ca33fd7125c8a8
c288399d1fb71582f9d3e17a71b25617
2995237a99b0577e768c9eee32fffa74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445417750528