Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weimer, Caroline Mello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139977
Resumo: O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela.
id UFRGS-2_c058dc00144b2410728a2dc4be84a1fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weimer, Caroline MelloVitelli, Celso2016-04-30T02:06:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/139977000990796O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela.application/pdfporCultura visualPadronagemArte : EnsinoCotidianoPadronagens : conexões entre arte, ensino e cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990796.pdf000990796.pdfTexto completoapplication/pdf7669514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/1/000990796.pdfcc52fd4930011744c23eaddaa33aa321MD51TEXT000990796.pdf.txt000990796.pdf.txtExtracted Texttext/plain133237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/2/000990796.pdf.txt589f1fe4f2c3ba2db4b268aa9ac7d6b2MD52THUMBNAIL000990796.pdf.jpg000990796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/3/000990796.pdf.jpg2d7d3136aecbef1458b0426452932d99MD5310183/1399772018-10-25 09:22:30.319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:22:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
spellingShingle Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Weimer, Caroline Mello
Cultura visual
Padronagem
Arte : Ensino
Cotidiano
title_short Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_full Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_fullStr Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_full_unstemmed Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_sort Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
author Weimer, Caroline Mello
author_facet Weimer, Caroline Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weimer, Caroline Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitelli, Celso
contributor_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
Padronagem
Arte : Ensino
Cotidiano
topic Cultura visual
Padronagem
Arte : Ensino
Cotidiano
description O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-30T02:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990796
url http://hdl.handle.net/10183/139977
identifier_str_mv 000990796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/1/000990796.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/2/000990796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/3/000990796.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc52fd4930011744c23eaddaa33aa321
589f1fe4f2c3ba2db4b268aa9ac7d6b2
2d7d3136aecbef1458b0426452932d99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506546585600