Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139977 |
Resumo: | O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela. |
id |
UFRGS-2_c058dc00144b2410728a2dc4be84a1fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139977 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weimer, Caroline MelloVitelli, Celso2016-04-30T02:06:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/139977000990796O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela.application/pdfporCultura visualPadronagemArte : EnsinoCotidianoPadronagens : conexões entre arte, ensino e cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990796.pdf000990796.pdfTexto completoapplication/pdf7669514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/1/000990796.pdfcc52fd4930011744c23eaddaa33aa321MD51TEXT000990796.pdf.txt000990796.pdf.txtExtracted Texttext/plain133237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/2/000990796.pdf.txt589f1fe4f2c3ba2db4b268aa9ac7d6b2MD52THUMBNAIL000990796.pdf.jpg000990796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/3/000990796.pdf.jpg2d7d3136aecbef1458b0426452932d99MD5310183/1399772018-10-25 09:22:30.319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:22:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
spellingShingle |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano Weimer, Caroline Mello Cultura visual Padronagem Arte : Ensino Cotidiano |
title_short |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_full |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_fullStr |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_full_unstemmed |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_sort |
Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
author |
Weimer, Caroline Mello |
author_facet |
Weimer, Caroline Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weimer, Caroline Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vitelli, Celso |
contributor_str_mv |
Vitelli, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura visual Padronagem Arte : Ensino Cotidiano |
topic |
Cultura visual Padronagem Arte : Ensino Cotidiano |
description |
O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-30T02:06:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139977 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990796 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139977 |
identifier_str_mv |
000990796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/1/000990796.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/2/000990796.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139977/3/000990796.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc52fd4930011744c23eaddaa33aa321 589f1fe4f2c3ba2db4b268aa9ac7d6b2 2d7d3136aecbef1458b0426452932d99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506546585600 |