Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134406
Resumo: Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.
id UFRGS-2_c0bd5ca8295eeaa352d3a4d147047a63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Carla da SilvaSchneider, Daisy2016-03-30T02:07:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/134406000985791Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.The main goal of this final monograph is to analyze a group of high school teachers main difficulties and doubts from Guaíba- RS about the using of medias in classroom and, specially, in computer´s Labs. It aims at showing the non-utilization of this resource and the arguments used by the participants. The research provides a reflection about the Medias, their influence on learning, and also the educational formation of teachers on this area. The school environment has countless media resources which allows creating many activities, to watch videos and pictures, to make an active and participating way to build knowledge possible. It makes possible a pedagogical innovation, transforming the learning into something pleasant, and including technology in student’s daily life. The methodology is qualitative, applying the case-study method. The main results were the identification of lack of structure in the school, which makes the teachers unable to use the computer´s lab frequently, as well the absence of local teachers educational formation to deal with this technology, since an operating system offered isn´t well known by them neither used by the students. Based on findings of this, a training proposal for teachers concerning the use of digital Medias is presented to be used computer´s lab.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino médioMídiaSala de aulaDigital medias at schoolDifficulties and possibilitiesHigh schoolsInserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidadesDigital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985791.pdf000985791.pdfTexto completoapplication/pdf387325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/1/000985791.pdf12603798918edd8bf28a1d16c56fc65eMD51TEXT000985791.pdf.txt000985791.pdf.txtExtracted Texttext/plain66434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/2/000985791.pdf.txtf2716dbb10fbf49938eb520b4d8c339cMD52THUMBNAIL000985791.pdf.jpg000985791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/3/000985791.pdf.jpg17533ca38a997270120e4e7f59fa4655MD5310183/1344062018-10-29 08:19:19.996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilities
title Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
spellingShingle Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
Santos, Carla da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Mídia
Sala de aula
Digital medias at school
Difficulties and possibilities
High schools
title_short Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
title_full Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
title_fullStr Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
title_full_unstemmed Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
title_sort Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
author Santos, Carla da Silva
author_facet Santos, Carla da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daisy
contributor_str_mv Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Mídia
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Mídia
Sala de aula
Digital medias at school
Difficulties and possibilities
High schools
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital medias at school
Difficulties and possibilities
High schools
description Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985791
url http://hdl.handle.net/10183/134406
identifier_str_mv 000985791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/1/000985791.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/2/000985791.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/3/000985791.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12603798918edd8bf28a1d16c56fc65e
f2716dbb10fbf49938eb520b4d8c339c
17533ca38a997270120e4e7f59fa4655
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486835861651456