Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134406 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática. |
id |
UFRGS-2_c0bd5ca8295eeaa352d3a4d147047a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Carla da SilvaSchneider, Daisy2016-03-30T02:07:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/134406000985791Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.The main goal of this final monograph is to analyze a group of high school teachers main difficulties and doubts from Guaíba- RS about the using of medias in classroom and, specially, in computer´s Labs. It aims at showing the non-utilization of this resource and the arguments used by the participants. The research provides a reflection about the Medias, their influence on learning, and also the educational formation of teachers on this area. The school environment has countless media resources which allows creating many activities, to watch videos and pictures, to make an active and participating way to build knowledge possible. It makes possible a pedagogical innovation, transforming the learning into something pleasant, and including technology in student’s daily life. The methodology is qualitative, applying the case-study method. The main results were the identification of lack of structure in the school, which makes the teachers unable to use the computer´s lab frequently, as well the absence of local teachers educational formation to deal with this technology, since an operating system offered isn´t well known by them neither used by the students. Based on findings of this, a training proposal for teachers concerning the use of digital Medias is presented to be used computer´s lab.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino médioMídiaSala de aulaDigital medias at schoolDifficulties and possibilitiesHigh schoolsInserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidadesDigital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985791.pdf000985791.pdfTexto completoapplication/pdf387325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/1/000985791.pdf12603798918edd8bf28a1d16c56fc65eMD51TEXT000985791.pdf.txt000985791.pdf.txtExtracted Texttext/plain66434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/2/000985791.pdf.txtf2716dbb10fbf49938eb520b4d8c339cMD52THUMBNAIL000985791.pdf.jpg000985791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/3/000985791.pdf.jpg17533ca38a997270120e4e7f59fa4655MD5310183/1344062018-10-29 08:19:19.996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilities |
title |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
spellingShingle |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades Santos, Carla da Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Mídia Sala de aula Digital medias at school Difficulties and possibilities High schools |
title_short |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
title_full |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
title_fullStr |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
title_sort |
Inserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidades |
author |
Santos, Carla da Silva |
author_facet |
Santos, Carla da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carla da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Daisy |
contributor_str_mv |
Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Mídia Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Mídia Sala de aula Digital medias at school Difficulties and possibilities High schools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital medias at school Difficulties and possibilities High schools |
description |
Esta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985791 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134406 |
identifier_str_mv |
000985791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/1/000985791.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/2/000985791.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134406/3/000985791.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12603798918edd8bf28a1d16c56fc65e f2716dbb10fbf49938eb520b4d8c339c 17533ca38a997270120e4e7f59fa4655 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486835861651456 |