Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Diogo Franco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181916
Resumo: O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.
id UFRGS-2_c0d50f25bce3a0b1b79eea4e1e043a74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181916
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rios, Diogo FrancoFischer, Maria Cecilia Bueno2018-09-13T02:31:49Z20161518-3483http://hdl.handle.net/10183/181916001074343O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.The text analyzes articles published in the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul, which broach the subject Mathematics Campaign, a contribution of the Primary School Department of the Rio de Janeiro General Secretary of Education and Culture. The Campaign exposed propositions to the primary school, including activities that aim the improvement of children’s learning. In particular, there are three articles, published in 1961, related to the subject “Mathematics Achievements”, which introduce proposals to the first four years of the primary school, in which is possible to identify a direct association between the mathematics and the spatial technology development. The proposals highlight the learning of the mathematics as an indispensable element to the new scientific achievements and put into discussion the concept of daily life that, in the Campaign,assume a larger dimension than the one related to the child daily life, but pretty present in the cultural context of the period.El texto analiza artículos publicados por la Revista do Ensino del Río Grande del Sur, que abordan la Campaña de Matemática, contribución del Departamento de Educación Primaria de la Secretaria de Educación y Cultura del estado del Río de Janeiro. La Campaña presentó propuestas para la enseñanza primaria, con actividades que buscaban mejorar el nivel de aprendizaje de los niños. En particular, son analizados tres artículos, publicados en el año de 1961, relacionados al tema “Conquistas de la Matemática”, que presentan propuestas para las cuatro series de la primaria, en las cuales se identifica una asociación directa entre la matemática y el desarrollo tecnológico espacial. Las propuestas destacan el aprendizaje de la matemática como factor indispensable a las nuevas conquistas científicas y discuten el concepto de cotidiano que, en la Campaña, asume una dimensión más amplia de que aquella relacionada a la vida práctica del niño, pero bastante presente en el contexto cultural de la época.application/pdfporRevista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 49 (jul./set. 2016), p. 589-610Revista de educaçãoEnsino primárioAprendizagem da matemáticaDiscursoModernizaçãoRevista do EnsinoPrimary schoolMathematics learningSpeechModernizationRevista do EnsinoEnseñanza primariaAprendizaje de la matemáticaDiscursoModernizaciónEspecialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)Specially dedicated to the future spacemen : modernizer speeches in the Mathematics Campaign articles published in the Revista do Ensino/RS (1961)Especialmente dedicada a los futuros espacionautas : discursos modernizadores en los artículos de la Campaña de Matemática de la Revista do Ensino/RS (1961)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074343.pdfTexto completoapplication/pdf1235089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/1/001074343.pdfcd88c358252fe0cdd3f7408842986e1dMD51TEXT001074343.pdf.txt001074343.pdf.txtExtracted Texttext/plain44203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/2/001074343.pdf.txt092d2d53170c5f2fbea2b962c341ec5aMD52THUMBNAIL001074343.pdf.jpg001074343.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/3/001074343.pdf.jpg4ca0d401a04bac4baee3777b4d436c78MD5310183/1819162018-10-05 07:48:57.187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:48:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Specially dedicated to the future spacemen : modernizer speeches in the Mathematics Campaign articles published in the Revista do Ensino/RS (1961)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Especialmente dedicada a los futuros espacionautas : discursos modernizadores en los artículos de la Campaña de Matemática de la Revista do Ensino/RS (1961)
title Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
spellingShingle Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
Rios, Diogo Franco
Revista de educação
Ensino primário
Aprendizagem da matemática
Discurso
Modernização
Revista do Ensino
Primary school
Mathematics learning
Speech
Modernization
Revista do Ensino
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la matemática
Discurso
Modernización
title_short Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
title_full Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
title_fullStr Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
title_full_unstemmed Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
title_sort Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas : discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
author Rios, Diogo Franco
author_facet Rios, Diogo Franco
Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Cecilia Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Diogo Franco
Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Revista de educação
Ensino primário
Aprendizagem da matemática
Discurso
Modernização
topic Revista de educação
Ensino primário
Aprendizagem da matemática
Discurso
Modernização
Revista do Ensino
Primary school
Mathematics learning
Speech
Modernization
Revista do Ensino
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la matemática
Discurso
Modernización
dc.subject.eng.fl_str_mv Revista do Ensino
Primary school
Mathematics learning
Speech
Modernization
dc.subject.spa.fl_str_mv Revista do Ensino
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la matemática
Discurso
Modernización
description O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-13T02:31:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181916
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074343
identifier_str_mv 1518-3483
001074343
url http://hdl.handle.net/10183/181916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 49 (jul./set. 2016), p. 589-610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/1/001074343.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/2/001074343.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181916/3/001074343.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd88c358252fe0cdd3f7408842986e1d
092d2d53170c5f2fbea2b962c341ec5a
4ca0d401a04bac4baee3777b4d436c78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790377556606976