Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Raquel Borba
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lima, Maria Alice Dias da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/38462
Resumo: O estudo buscou analisar as concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Através de um questionário com alunos do primeiro, quinto e nono semestres, constatou-se que as respostas dos estudantes do último semestre estão mais próximas da prática concreta, pois esses alunos concebem o enfermeiro como peça chave do trabalho em saúde. Os acadêmicos do primeiro semestre referem-se apenas à dimensão humanitária do trabalho. Os do quinto semestre evidenciam a administração do cuidado e o trabalho em equipe como presentes no cotidiano do enfermeiro. Pode-se afirmar que o ensino desempenha um papel importante na construção das concepções dos alunos, devendo, desde cedo, aproximá-los da realidade da prática profissional.
id UFRGS-2_c3ae38389f7c4f8abcfb3676be76fa89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38462
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Raquel BorbaLima, Maria Alice Dias da Silva2012-03-31T01:20:55Z20050103-2100http://hdl.handle.net/10183/38462000558385O estudo buscou analisar as concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Através de um questionário com alunos do primeiro, quinto e nono semestres, constatou-se que as respostas dos estudantes do último semestre estão mais próximas da prática concreta, pois esses alunos concebem o enfermeiro como peça chave do trabalho em saúde. Os acadêmicos do primeiro semestre referem-se apenas à dimensão humanitária do trabalho. Os do quinto semestre evidenciam a administração do cuidado e o trabalho em equipe como presentes no cotidiano do enfermeiro. Pode-se afirmar que o ensino desempenha um papel importante na construção das concepções dos alunos, devendo, desde cedo, aproximá-los da realidade da prática profissional.The study intended to analyze the conceptions of academics of Nursing about the nurse’s work. Through a questionnaire with students of the first, fifth and nineth semesters, it was verifyed that the answers of the students of the last semester are closer to the practice of the profission, because these students see the nurse as key of the work in health. The academics of the first semester mention only the humanitarian dimension of the work. And the ones of the fifth semester evidence the administration of the care and the work in group as actual in the daily one of the nurse. It can be affirmed that education plays an important role in the construction of the conceptions of the students, having, since early, to approach them of the reality of the practical professional.El estúdio buscó analizar las concepciones de académicos de enfermería sobre el trabajo del enfermero. Atravéz de un cuestionario de prospección de opinión con alumnos del primero, quinto y noveno semestres; se constató que las respuestas de los estudiantes del último semestre están en las prácticas concretas, pues esos alumnos ven al enfermero como pieza llave del trabajo en la salud. Los académicos del primer semestre se refieren apenas a la dimensión humanitária del trabajo. Los del quinto semestre evidencian la administración del cuidado y el trabajo en equipo como presentes en el cotidiano del enfermero. Se puede afirmar que el enseñar desempeña un papel importante en la construcción de las concepciones de los alumnos, debiendo desde temprano aproximarlo de la realidad de la práctica profesional.application/pdfporActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2005), p.125-130Papel do profissional de enfermagemEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemNurse’s roleStudents, nursingEducation, nursingRol de la enfermeraEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaConcepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiroConceptions of academics of nursing about what is being nurse Concepciones de académicos de enfermería sobre como ser enfermero info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000558385.pdf000558385.pdfTexto completoapplication/pdf43029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/1/000558385.pdf25f9143a72a2cc907c7c436cd3cd4970MD51TEXT000558385.pdf.txt000558385.pdf.txtExtracted Texttext/plain28486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/2/000558385.pdf.txt834b18b88c327d9cc5d39ebde654e452MD52THUMBNAIL000558385.pdf.jpg000558385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/3/000558385.pdf.jpgfbaccbda04953ed136b886ab317822abMD5310183/384622018-10-08 08:15:59.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38462Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:15:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions of academics of nursing about what is being nurse
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Concepciones de académicos de enfermería sobre como ser enfermero
title Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
spellingShingle Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
Rosa, Raquel Borba
Papel do profissional de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Nurse’s role
Students, nursing
Education, nursing
Rol de la enfermera
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
title_short Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
title_full Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
title_fullStr Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
title_full_unstemmed Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
title_sort Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
author Rosa, Raquel Borba
author_facet Rosa, Raquel Borba
Lima, Maria Alice Dias da Silva
author_role author
author2 Lima, Maria Alice Dias da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Raquel Borba
Lima, Maria Alice Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do profissional de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Papel do profissional de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Nurse’s role
Students, nursing
Education, nursing
Rol de la enfermera
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Nurse’s role
Students, nursing
Education, nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Rol de la enfermera
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
description O estudo buscou analisar as concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Através de um questionário com alunos do primeiro, quinto e nono semestres, constatou-se que as respostas dos estudantes do último semestre estão mais próximas da prática concreta, pois esses alunos concebem o enfermeiro como peça chave do trabalho em saúde. Os acadêmicos do primeiro semestre referem-se apenas à dimensão humanitária do trabalho. Os do quinto semestre evidenciam a administração do cuidado e o trabalho em equipe como presentes no cotidiano do enfermeiro. Pode-se afirmar que o ensino desempenha um papel importante na construção das concepções dos alunos, devendo, desde cedo, aproximá-los da realidade da prática profissional.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-31T01:20:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/38462
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-2100
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000558385
identifier_str_mv 0103-2100
000558385
url http://hdl.handle.net/10183/38462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2005), p.125-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/1/000558385.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/2/000558385.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/3/000558385.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25f9143a72a2cc907c7c436cd3cd4970
834b18b88c327d9cc5d39ebde654e452
fbaccbda04953ed136b886ab317822ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224750612086784