O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178128
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral.
id UFRGS-2_c4fcfc5fc3f17e4439d99ca7f7b0db12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178128
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcon, Ana MariaBecker, Maria Luiza Rheingantz2018-05-11T02:33:25Z20170103-4111http://hdl.handle.net/10183/178128001059529Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral.This article presents a survey of research published in five journals in the field of physical education between 2009 and 2013, relating to pedagogical conceptions, teacher training and teaching practice to situate the development of morality from the perspective of this discipline. It is evident that between the possibilities articulated in different speeches is the “how” and “why” - used as a synonym for set objectives and deepen the reasons - as important as “know-how” that are directly linked to moral education.En este artículo se presenta un estudio de investigación publicado en cinco revistas de área de educación física entre 2009 y 2013, en referencia a los conceptos pedagógicos, formación de profesores y la enseñanza práctica de situar el desarrollo de la moral en el contexto de esta disciplina. Es evidente que entre las posibilidades articulados en diferentes discursos es el “cómo” y “por qué” - usa como sinónimo de los objetivos fijados y profundizar las razones - tan importante como el “saber hacer” que están directamente relacionados con la educación moral.application/pdfporMotrivivência. Vol. 29, n.51 (jul. 2017), p. 222-233Práticas pedagógicasEducação físicaPhysical educationMoral developmentIndisciplineEducación física en la escuelaDesarrollo moralLa indisciplinaO desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisãoAtención, infancia y contextos educativos Attention, childhood and educational contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059529.pdf001059529.pdfTexto completoapplication/pdf279840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/1/001059529.pdf9c5f77b02a44ea10536e3e88b702af9bMD51TEXT001059529.pdf.txt001059529.pdf.txtExtracted Texttext/plain31202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/2/001059529.pdf.txt2655e6df304b84efc6360fc24848c488MD5210183/1781282018-05-12 03:23:27.814807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178128Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-12T06:23:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Atención, infancia y contextos educativos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Attention, childhood and educational contexts
title O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
spellingShingle O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
Marcon, Ana Maria
Práticas pedagógicas
Educação física
Physical education
Moral development
Indiscipline
Educación física en la escuela
Desarrollo moral
La indisciplina
title_short O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
title_full O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
title_fullStr O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
title_full_unstemmed O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
title_sort O desenvolvimento moral na Educação Física : um estudo de revisão
author Marcon, Ana Maria
author_facet Marcon, Ana Maria
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Ana Maria
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Educação física
topic Práticas pedagógicas
Educação física
Physical education
Moral development
Indiscipline
Educación física en la escuela
Desarrollo moral
La indisciplina
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Moral development
Indiscipline
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física en la escuela
Desarrollo moral
La indisciplina
description Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o “como” e o “porquê”- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o “saber fazer” que estão diretamente vinculados a formação moral.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-11T02:33:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178128
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059529
identifier_str_mv 0103-4111
001059529
url http://hdl.handle.net/10183/178128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Vol. 29, n.51 (jul. 2017), p. 222-233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/1/001059529.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178128/2/001059529.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c5f77b02a44ea10536e3e88b702af9b
2655e6df304b84efc6360fc24848c488
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487374785675264