Entrevista motivacional nos atendimentos em nutrição : uma revisão narrativa
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Publication Date: | 2019 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/197750 |
Summary: | A entrevista motivacional é uma ferramenta de aconselhamento utilizada por profissionais da área da saúde. Seu objetivo principal é a mudança de comportamento através de diálogos centrados na motivação intrínseca do paciente. Esta abordagem é frequentemente utilizada nos atendimentos em nutrição focando na mudança de comportamento alimentar. Portanto é de primordial importância que os nutricionistas conheçam a técnica para que a mesma seja aplicada de maneira eficaz. Este trabalho tem como objetivo descrever, com base em trabalhos já publicados, o modelo da entrevista motivacional relacionando-a a mudança de comportamento alimentar. Trata-se de uma revisão narrativa, a qual as interpretações são realizadas através da análise crítica e pessoal do próprio autor e são compostas por dados da literatura publicada em livros, artigos de revista impressas e/ou eletrônicas. A EM foi originada no ano de 1980 quando seu idealizador, William Richard Miller atuava em um ensaio clínico randomizado testando técnicas de terapia comportamental direcionado para pacientes dependentes de álcool. Ele percebeu que expressões de empatia por parte do entrevistador apresentavam impacto maior quando comparadas com as técnicas comportamentais que estavam sendo testadas. Miller então descreveu a EM como um estilo clínico de atendimento centrado no paciente com atitudes tolerantes frente a ambivalência do mesmo utilizando técnicas que buscam evocar as motivações intrínsecas do indivíduo. O Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTT), é utilizado para identificar em qual estágio de mudança o paciente encontra-se e, desta forma, permite ao profissional selecionar uma conduta adequada conforme demanda apresentada pelo mesmo. A eficácia da técnica da EM é dependente um “espírito geral” na sua aplicação o qual é colaborativo, onde há uma conversa adjunta ao entrevistado, evocativo da motivação do próprio paciente e, por fim, honra a autonomia do cliente. Além disso, o estudo e a prática por parte do entrevistador também são fatores diretamente relacionados com a efetividade da sua aplicação. Portando, cabe aos nutricionistas buscar técnicas e ferramentas que os auxiliem na condução de uma entrevista centrada no discurso do paciente. Porém há necessidade também, de mais pesquisas que utilizam a EM na abordagem nutricional pois, até então, há uma quantidade limitada de estudos e os mesmos apresentam fatores passiveis de erro como falta de padronização no tempo de duração de consulta, diversidade de indivíduos estudados e outras limitações importantes. |
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Santini, Karina MagalhãesRamos, Maurem2019-08-09T02:31:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/197750001098602A entrevista motivacional é uma ferramenta de aconselhamento utilizada por profissionais da área da saúde. Seu objetivo principal é a mudança de comportamento através de diálogos centrados na motivação intrínseca do paciente. Esta abordagem é frequentemente utilizada nos atendimentos em nutrição focando na mudança de comportamento alimentar. Portanto é de primordial importância que os nutricionistas conheçam a técnica para que a mesma seja aplicada de maneira eficaz. Este trabalho tem como objetivo descrever, com base em trabalhos já publicados, o modelo da entrevista motivacional relacionando-a a mudança de comportamento alimentar. Trata-se de uma revisão narrativa, a qual as interpretações são realizadas através da análise crítica e pessoal do próprio autor e são compostas por dados da literatura publicada em livros, artigos de revista impressas e/ou eletrônicas. A EM foi originada no ano de 1980 quando seu idealizador, William Richard Miller atuava em um ensaio clínico randomizado testando técnicas de terapia comportamental direcionado para pacientes dependentes de álcool. Ele percebeu que expressões de empatia por parte do entrevistador apresentavam impacto maior quando comparadas com as técnicas comportamentais que estavam sendo testadas. Miller então descreveu a EM como um estilo clínico de atendimento centrado no paciente com atitudes tolerantes frente a ambivalência do mesmo utilizando técnicas que buscam evocar as motivações intrínsecas do indivíduo. O Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTT), é utilizado para identificar em qual estágio de mudança o paciente encontra-se e, desta forma, permite ao profissional selecionar uma conduta adequada conforme demanda apresentada pelo mesmo. A eficácia da técnica da EM é dependente um “espírito geral” na sua aplicação o qual é colaborativo, onde há uma conversa adjunta ao entrevistado, evocativo da motivação do próprio paciente e, por fim, honra a autonomia do cliente. Além disso, o estudo e a prática por parte do entrevistador também são fatores diretamente relacionados com a efetividade da sua aplicação. Portando, cabe aos nutricionistas buscar técnicas e ferramentas que os auxiliem na condução de uma entrevista centrada no discurso do paciente. Porém há necessidade também, de mais pesquisas que utilizam a EM na abordagem nutricional pois, até então, há uma quantidade limitada de estudos e os mesmos apresentam fatores passiveis de erro como falta de padronização no tempo de duração de consulta, diversidade de indivíduos estudados e outras limitações importantes.The motivational interview is a counselling tool used by health professionals. The main objective is the change of behavior through dialogues focused on the intrinsic motivation of the patient. This approach is often used in nutrition care focusing on in the change in eating behavior. It is therefore of paramount importance that the nutritionists know the technique so that it is applied in a way that is effective. The objective of this work is to describe, on the basis of previous work published, the model of the motivational interview relating it to the change of the eating behaviour. This is a narrative review, where the interpretations are carried out through the critical and personal analysis of the author himself, and are composed of data from the literature published in books, journal articles and printed and/or electronic. The MS was originated in 1980 when it is idealizer, William Richard Miller was the creator of a randomized clinical trial testing patient-oriented behavioral therapy techniques Alcohol-dependent. He realized that expressions of empathy on the part of the interviewer had a greater impact when compared to the techniques that were being tested. Miller then described MS as a clinical style of patient-centered care with tolerant attitudes towards the ambivalence of the same using techniques that seek to provoke intrinsic motivations to the individual. The Trans-theoretical Model of Behavior Change (MTT) is used to identify at what stage of change the patient is in and, in this way, allows the professional to select a conduct that is according to the demand presented by it. The effectiveness of the MS is dependent on a "general spirit" in it is application which is collaborative, where there is an adjunct conversation with the interviewee, reminiscent of the motivation of the interviewee himself and ultimately honors the client's autonomy. In addition, the study and the practice of the part of the interviewer are also factors directly related to the effectiveness of your application. Therefore, it is up to the nutritionists to look for techniques and tools to assist them in conducting a discourse-centred interview with the patient. However, there is also a need for more research using MS in the nutritional approach because, until then, there is a limited number of studies and they present error factors, such as lack of standardization in the duration of consultation, diversity of individuals studied and others important limitations.application/pdfporComportamento alimentarEntrevista motivacionalRevisãoMotivational interviewFood behaviorChange of behaviorMotivationEntrevista motivacional nos atendimentos em nutrição : uma revisão narrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2019Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098602.pdf.txt001098602.pdf.txtExtracted Texttext/plain56073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197750/2/001098602.pdf.txte1fc3b82a7b5bb7a47afccf16fdacf80MD52ORIGINAL001098602.pdfTexto completoapplication/pdf637377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197750/1/001098602.pdf7a784ac3a6e344b49307b88aaa8a56b0MD5110183/1977502019-08-10 02:31:29.039738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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