Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Valasco dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174357
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural.
id UFRGS-2_c65f9ee13bed2feae6772ce99de8f2c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Bruna Valasco dosFelipe, Jane2018-04-04T02:25:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/174357001062265O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural.application/pdfporEducação infantilLiteratura infantilLiteratura juvenilLiteratura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062265.pdf001062265.pdfTexto completoapplication/pdf1298685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/1/001062265.pdfb1cd5ae6b9900e5fb0ab824b3b82845aMD51TEXT001062265.pdf.txt001062265.pdf.txtExtracted Texttext/plain76756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/2/001062265.pdf.txt0c176c7ec58af436bde1b1afcc330ef5MD52THUMBNAIL001062265.pdf.jpg001062265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/3/001062265.pdf.jpge04df54bb4c54c3cc1701e79baf4d179MD5310183/1743572018-10-25 09:53:49.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
title Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
spellingShingle Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
Santos, Bruna Valasco dos
Educação infantil
Literatura infantil
Literatura juvenil
title_short Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
title_full Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
title_fullStr Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
title_full_unstemmed Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
title_sort Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
author Santos, Bruna Valasco dos
author_facet Santos, Bruna Valasco dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna Valasco dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felipe, Jane
contributor_str_mv Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Literatura infantil
Literatura juvenil
topic Educação infantil
Literatura infantil
Literatura juvenil
description O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174357
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062265
url http://hdl.handle.net/10183/174357
identifier_str_mv 001062265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/1/001062265.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/2/001062265.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/3/001062265.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1cd5ae6b9900e5fb0ab824b3b82845a
0c176c7ec58af436bde1b1afcc330ef5
e04df54bb4c54c3cc1701e79baf4d179
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545423589376