An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slongo, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Vieira, Valter Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217732
Resumo: Muitos barômetros de satisfação de consumidor foram propostos pela literatura. Porém, um dilema é que a validade, a confiança e os métodos que avaliam a satisfação de cliente continuam em processo de adaptação e melhoria com o passar do tempo. Assim, este artigo tenta entender as modificações e melhorias propostas pelo novo NCSB (Barômetro de Satisfação) no Brasil. O novo NCSB é considerado um dos últimos barômetros de satisfação projetado pela literatura. Os resultados, obtidos de uma amostra do setor supermercadista e analisados via modelagem de equações estruturais, mostraram suporte para sete de doze hi póteses sugeridas pelo modelo. Conclusões e comentários gerais finalizam o trabalho.
id UFRGS-2_c6c4f6ddbf1dc5a4c53d0cbae9864083
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217732
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Slongo, Luiz AntonioVieira, Valter Afonso2021-02-04T04:13:09Z20071518-6776http://hdl.handle.net/10183/217732000718560Muitos barômetros de satisfação de consumidor foram propostos pela literatura. Porém, um dilema é que a validade, a confiança e os métodos que avaliam a satisfação de cliente continuam em processo de adaptação e melhoria com o passar do tempo. Assim, este artigo tenta entender as modificações e melhorias propostas pelo novo NCSB (Barômetro de Satisfação) no Brasil. O novo NCSB é considerado um dos últimos barômetros de satisfação projetado pela literatura. Os resultados, obtidos de uma amostra do setor supermercadista e analisados via modelagem de equações estruturais, mostraram suporte para sete de doze hi póteses sugeridas pelo modelo. Conclusões e comentários gerais finalizam o trabalho.A lot of consumer satisfaction barometers have been proposed by the literature. However, a dilemma is that the validity, the reliability, and the methods used to assess customer satisfaction and related constructs continue to learn, to adapt, and to improve over time. Thus, this paper tries to understand the modifications and improvements proposed by the new NCSB in Brazil. New NCSB is considers one of the last satisfaction barometers projected by the literature. The results showed support to seven from twelve hypotheses proposed by the model. Conclusions and general comments end the paper.application/pdfengRevista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 8, no. 3 (2007), p.173-194Satisfação do consumidorMétodo de pesquisaSatisfactionLoyaltyBarometersSupermarketModelsAn analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000718560.pdf.txt000718560.pdf.txtExtracted Texttext/plain52080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217732/2/000718560.pdf.txt37598785d8efd7a53f45a95b2639b6fdMD52ORIGINAL000718560.pdfTexto completo (inglês)application/pdf187880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217732/1/000718560.pdf2e14c0b30b6846418e2ed9d1c09fcbd7MD5110183/2177322021-03-09 04:49:40.455269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:49:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
title An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
spellingShingle An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
Slongo, Luiz Antonio
Satisfação do consumidor
Método de pesquisa
Satisfaction
Loyalty
Barometers
Supermarket
Models
title_short An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
title_full An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
title_fullStr An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
title_full_unstemmed An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
title_sort An analysis of the new norwegian customer satisfaction barometer (new NSCB) in a brazilian supermarket context
author Slongo, Luiz Antonio
author_facet Slongo, Luiz Antonio
Vieira, Valter Afonso
author_role author
author2 Vieira, Valter Afonso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
Vieira, Valter Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Método de pesquisa
topic Satisfação do consumidor
Método de pesquisa
Satisfaction
Loyalty
Barometers
Supermarket
Models
dc.subject.eng.fl_str_mv Satisfaction
Loyalty
Barometers
Supermarket
Models
description Muitos barômetros de satisfação de consumidor foram propostos pela literatura. Porém, um dilema é que a validade, a confiança e os métodos que avaliam a satisfação de cliente continuam em processo de adaptação e melhoria com o passar do tempo. Assim, este artigo tenta entender as modificações e melhorias propostas pelo novo NCSB (Barômetro de Satisfação) no Brasil. O novo NCSB é considerado um dos últimos barômetros de satisfação projetado pela literatura. Os resultados, obtidos de uma amostra do setor supermercadista e analisados via modelagem de equações estruturais, mostraram suporte para sete de doze hi póteses sugeridas pelo modelo. Conclusões e comentários gerais finalizam o trabalho.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-04T04:13:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217732
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-6776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718560
identifier_str_mv 1518-6776
000718560
url http://hdl.handle.net/10183/217732
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 8, no. 3 (2007), p.173-194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217732/2/000718560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217732/1/000718560.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37598785d8efd7a53f45a95b2639b6fd
2e14c0b30b6846418e2ed9d1c09fcbd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790431591825408