Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Débora da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues, Moraes, Matheus Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217215
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.
id UFRGS-2_c7f1789a8d218bd397274e094d277042
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217215
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Débora da SilvaNotare, Márcia RodriguesMoraes, Matheus Faria de2021-01-13T04:09:58Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/217215001121377O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.The aim of this paper is to reflect on the possibilities of working with a dynamic mathematical model in the classroom and the potential of the GeoGebra software in these possible scenarios. For this, we consider a dynamic mathematical model for the problem of optimization of the honeycomb surface of a bee hive. The discussion of the didactic potential of the proposal is carried out in the light of a theoretical framework on mathematical modeling and on the use of digital technologies, especially dynamic mathematics. Three possibilities of working with the model are discussed: Applications, Model Analysis and Modeling. For each of them, GeoGebra's potentialities are listed, highlighting those related to visualization, dynamics and multiple representations of the studied problem.application/pdfporRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160.Modelagem matemáticaCálculoEnsino de matemáticaComunicaçãoExplorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3DExploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3Dinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121377.pdf.txt001121377.pdf.txtExtracted Texttext/plain37300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/2/001121377.pdf.txt46e4a201b9becb56b6cfb29dbd3b9132MD52ORIGINAL001121377.pdfTexto completoapplication/pdf1372149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/1/001121377.pdf7355e187e101738588f607e8ceb45cd6MD5110183/2172152022-02-22 05:02:01.302868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3D
title Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
spellingShingle Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
Soares, Débora da Silva
Modelagem matemática
Cálculo
Ensino de matemática
Comunicação
title_short Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
title_full Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
title_fullStr Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
title_full_unstemmed Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
title_sort Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
author Soares, Débora da Silva
author_facet Soares, Débora da Silva
Notare, Márcia Rodrigues
Moraes, Matheus Faria de
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
Moraes, Matheus Faria de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
Notare, Márcia Rodrigues
Moraes, Matheus Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Cálculo
Ensino de matemática
Comunicação
topic Modelagem matemática
Cálculo
Ensino de matemática
Comunicação
description O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-13T04:09:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217215
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121377
identifier_str_mv 1679-1916
001121377
url http://hdl.handle.net/10183/217215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/2/001121377.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/1/001121377.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46e4a201b9becb56b6cfb29dbd3b9132
7355e187e101738588f607e8ceb45cd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790430653349888