EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32039 |
Resumo: | O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais. |
id |
UFRGS-2_c804fd5ce63b4a71a3b175ce0cdb8116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32039 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pertile, Angela MarinAndrade, Sandra dos Santos2011-09-27T01:17:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/32039000786278O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoEJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786278.pdf.txt000786278.pdf.txtExtracted Texttext/plain100167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/2/000786278.pdf.txt11b3583393de8c7c84b31222037b1c1fMD52ORIGINAL000786278.pdf000786278.pdfTexto completoapplication/pdf138115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/1/000786278.pdf7d25debd14043b400570ec44898935b2MD51THUMBNAIL000786278.pdf.jpg000786278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/3/000786278.pdf.jpga4653049f085f2a6d4b6ac6d128a7d6fMD5310183/320392018-10-10 07:51:11.332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
title |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
spellingShingle |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? Pertile, Angela Marin Educação de jovens e adultos Professor Formação |
title_short |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
title_full |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
title_fullStr |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
title_full_unstemmed |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
title_sort |
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? |
author |
Pertile, Angela Marin |
author_facet |
Pertile, Angela Marin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pertile, Angela Marin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Professor Formação |
topic |
Educação de jovens e adultos Professor Formação |
description |
O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32039 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786278 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32039 |
identifier_str_mv |
000786278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/2/000786278.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/1/000786278.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/3/000786278.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11b3583393de8c7c84b31222037b1c1f 7d25debd14043b400570ec44898935b2 a4653049f085f2a6d4b6ac6d128a7d6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486734250442752 |