EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pertile, Angela Marin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32039
Resumo: O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.
id UFRGS-2_c804fd5ce63b4a71a3b175ce0cdb8116
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32039
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pertile, Angela MarinAndrade, Sandra dos Santos2011-09-27T01:17:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/32039000786278O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoEJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786278.pdf.txt000786278.pdf.txtExtracted Texttext/plain100167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/2/000786278.pdf.txt11b3583393de8c7c84b31222037b1c1fMD52ORIGINAL000786278.pdf000786278.pdfTexto completoapplication/pdf138115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/1/000786278.pdf7d25debd14043b400570ec44898935b2MD51THUMBNAIL000786278.pdf.jpg000786278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/3/000786278.pdf.jpga4653049f085f2a6d4b6ac6d128a7d6fMD5310183/320392018-10-10 07:51:11.332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
title EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
spellingShingle EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
Pertile, Angela Marin
Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
title_short EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
title_full EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
title_fullStr EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
title_full_unstemmed EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
title_sort EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
author Pertile, Angela Marin
author_facet Pertile, Angela Marin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pertile, Angela Marin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
topic Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
description O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32039
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786278
url http://hdl.handle.net/10183/32039
identifier_str_mv 000786278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/2/000786278.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/1/000786278.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32039/3/000786278.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11b3583393de8c7c84b31222037b1c1f
7d25debd14043b400570ec44898935b2
a4653049f085f2a6d4b6ac6d128a7d6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486734250442752