Adolescentes que vivem com HIV/aids : experiências de sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sehnem, Graciela Dutra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Ressel, Lúcia Beatriz, Vasquez, Maria Eduarda Deitos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264458
Resumo: Objetivo: Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade. Método: Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Resultados: As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, in- fluenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositivi- dade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano. Conclusão: O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.
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spelling Sehnem, Graciela DutraPedro, Eva Néri RubimRessel, Lúcia BeatrizVasquez, Maria Eduarda Deitos2023-09-12T03:34:37Z20180102-6933http://hdl.handle.net/10183/264458001061093Objetivo: Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade. Método: Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Resultados: As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, in- fluenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositivi- dade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano. Conclusão: O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.Objective: To analyze the experiences of adolescents living with HIV/AIDS about sexuality. Method: Qualitative research carried out in a Specialized Care Service of a municipality, of Rio Grande do Sul, with 15 adolescents living with HIV/AIDS, in the year of 2014. A semi-structured interview was used. The data was analyzed using Minayo’s operative proposal. Results: The first affective interactions of adolescents were experienced through hooking up and dating, strongly influenced by the differential valence of gender in family constructions. The experiences of sexual relations were due to the affective dimension of the relationship and were not given without concern to the adolescents. Managing the condition of seropositivity in their affective relationships mobilized their daily lives. Conclusion: The learning of sexuality extrapolates the access to information, resulting from the multiple experiences lived, the mo- ment and the different scenarios in which they are inserted.Objetivo: Analizar las experiencias de adolescentes viviendo con VIH/SIDA sobre la sexualidad. Método: Investigación cualitativa realizada en un Servicio de Atención Especializada de un municipio del Rio Grande do Sul, con 15 adolescentes viviendo con VIH/SIDA, en el año de 2014. Se utilizó entrevista semiestructurada. Los datos fueron analizados a traves de la propuesta operativa de Minayo. Resultados: Las primeras interacciones afectivas de los adolescentes se experimentaron a través del ficar y namorar, fuertemente influenciadas por las diferencias de género en las construcciones familiares. Las experiencias de relaciones sexuales se debieron a dimensión afectiva de la relación y no se dieron sin preocupación a los adolescentes. El manejo de la condición de seropositividad en sus relaciones afectivas movilizaba su vida cotidiana. Conclusión: El aprendizaje de la sexualidad excede el acceso a las informaciones, derivándose de las múltiples experiencias vivencia- das, del momento y de los distintos escenarios en que se insertan.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 39 (2018), p. e2017-0194Sexualidade : AdolescenteSíndrome da imunodeficiência adquirida : AdolescênciaSaúde do adolescenteSexualityAcquired immunodeficiency syndromeAdolescent healthSexualidadSíndrome de inmunodeficiencia adquiridaSalud del adolescenteAdolescentes que vivem com HIV/aids : experiências de sexualidadeAdolescents living with HIV/AIDS : sexuality experiencesAdolescentes que viven con el VIH/SIDA : experiencias de sexualidadinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001061093.pdf.txt001061093.pdf.txtExtracted Texttext/plain49642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264458/2/001061093.pdf.txta1d6c7924e8da4e1eb64ac967c98f812MD52ORIGINAL001061093.pdfTexto completoapplication/pdf186784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264458/1/001061093.pdfaccea3491fd2d7dfb03cfa48669a766fMD5110183/2644582023-09-13 03:33:03.142203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:33:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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