Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langer, Eduardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33344
Resumo: Atualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras.
id UFRGS-2_c9edb6bf0da9234c08a2e606e9d42d94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33344
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Langer, EduardoNascimento, Luis Felipe Machado do2011-10-22T01:19:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/33344000786948Atualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras.application/pdfporConsumoEcodesignDesenvolvimento sustentávelAspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786948.pdf.txt000786948.pdf.txtExtracted Texttext/plain96323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/2/000786948.pdf.txt38bb58126b60f52f67af911ae1d3a562MD52ORIGINAL000786948.pdf000786948.pdfTexto completoapplication/pdf969461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/1/000786948.pdff7175b74be60b5eb1dbda04ef780c170MD51THUMBNAIL000786948.pdf.jpg000786948.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/3/000786948.pdf.jpgdbd0a1debe97af0763f6658131c1b0b2MD5310183/333442018-10-09 08:10:11.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
title Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
spellingShingle Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
Langer, Eduardo
Consumo
Ecodesign
Desenvolvimento sustentável
title_short Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
title_full Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
title_fullStr Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
title_full_unstemmed Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
title_sort Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
author Langer, Eduardo
author_facet Langer, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langer, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Ecodesign
Desenvolvimento sustentável
topic Consumo
Ecodesign
Desenvolvimento sustentável
description Atualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:19:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33344
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786948
url http://hdl.handle.net/10183/33344
identifier_str_mv 000786948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/2/000786948.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/1/000786948.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33344/3/000786948.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38bb58126b60f52f67af911ae1d3a562
f7175b74be60b5eb1dbda04ef780c170
dbd0a1debe97af0763f6658131c1b0b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224415812255744