Aspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo consciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33344 |
Resumo: | Atualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras. |
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Atualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras. |
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