Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toujá, Phillip Wahlbrink
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101406
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_cc23085e9ebb14c24e987bbeb29873b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toujá, Phillip WahlbrinkCarrasco, Lucia Helena Marques2014-08-19T02:10:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/101406000931428Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa.This research presents an analysis of questionnaires answered by students of the 3rd year of High School. This analysis aims to search for clues as to what the students think about what mathematics is and what its usefulness. From the students' answers the other chapters were developed with the aim of studying the historical construction of this area of knowledge and also to examine the possibility of inclusion of the history of mathematics as a pedagogical alternative, coupled with meaningful learning theory of Ausubel. Finally, the last chapter is dedicated to the confrontation between the answers given by the students and the historical perspective combined with the meaningful learning theory.application/pdfporHistória da matemáticaAprendizagem : MatematicaHistory of mathematicsApplications of mathematicsMeaningful learningMatemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931428.pdf000931428.pdfTexto completoapplication/pdf340454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/1/000931428.pdf1abb436aaebc242fb4462cd696de21edMD51TEXT000931428.pdf.txt000931428.pdf.txtExtracted Texttext/plain131270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/2/000931428.pdf.txt66b63c3b6af3d49c963bd1e8e6660103MD52THUMBNAIL000931428.pdf.jpg000931428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/3/000931428.pdf.jpge168a79174bc8a51c912b0b9ccb35a52MD5310183/1014062018-10-22 09:19:57.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
title Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
spellingShingle Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
Toujá, Phillip Wahlbrink
História da matemática
Aprendizagem : Matematica
History of mathematics
Applications of mathematics
Meaningful learning
title_short Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
title_full Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
title_fullStr Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
title_full_unstemmed Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
title_sort Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
author Toujá, Phillip Wahlbrink
author_facet Toujá, Phillip Wahlbrink
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toujá, Phillip Wahlbrink
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Aprendizagem : Matematica
topic História da matemática
Aprendizagem : Matematica
History of mathematics
Applications of mathematics
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics
Applications of mathematics
Meaningful learning
description Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931428
url http://hdl.handle.net/10183/101406
identifier_str_mv 000931428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/1/000931428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/2/000931428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/3/000931428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1abb436aaebc242fb4462cd696de21ed
66b63c3b6af3d49c963bd1e8e6660103
e168a79174bc8a51c912b0b9ccb35a52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469809725440