Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101406 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_cc23085e9ebb14c24e987bbeb29873b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toujá, Phillip WahlbrinkCarrasco, Lucia Helena Marques2014-08-19T02:10:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/101406000931428Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa.This research presents an analysis of questionnaires answered by students of the 3rd year of High School. This analysis aims to search for clues as to what the students think about what mathematics is and what its usefulness. From the students' answers the other chapters were developed with the aim of studying the historical construction of this area of knowledge and also to examine the possibility of inclusion of the history of mathematics as a pedagogical alternative, coupled with meaningful learning theory of Ausubel. Finally, the last chapter is dedicated to the confrontation between the answers given by the students and the historical perspective combined with the meaningful learning theory.application/pdfporHistória da matemáticaAprendizagem : MatematicaHistory of mathematicsApplications of mathematicsMeaningful learningMatemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931428.pdf000931428.pdfTexto completoapplication/pdf340454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/1/000931428.pdf1abb436aaebc242fb4462cd696de21edMD51TEXT000931428.pdf.txt000931428.pdf.txtExtracted Texttext/plain131270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/2/000931428.pdf.txt66b63c3b6af3d49c963bd1e8e6660103MD52THUMBNAIL000931428.pdf.jpg000931428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/3/000931428.pdf.jpge168a79174bc8a51c912b0b9ccb35a52MD5310183/1014062018-10-22 09:19:57.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
title |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
spellingShingle |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? Toujá, Phillip Wahlbrink História da matemática Aprendizagem : Matematica History of mathematics Applications of mathematics Meaningful learning |
title_short |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
title_full |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
title_fullStr |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
title_full_unstemmed |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
title_sort |
Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História? |
author |
Toujá, Phillip Wahlbrink |
author_facet |
Toujá, Phillip Wahlbrink |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toujá, Phillip Wahlbrink |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Aprendizagem : Matematica |
topic |
História da matemática Aprendizagem : Matematica History of mathematics Applications of mathematics Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of mathematics Applications of mathematics Meaningful learning |
description |
Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101406 |
identifier_str_mv |
000931428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/1/000931428.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/2/000931428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101406/3/000931428.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1abb436aaebc242fb4462cd696de21ed 66b63c3b6af3d49c963bd1e8e6660103 e168a79174bc8a51c912b0b9ccb35a52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469809725440 |