O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzon, Rosana Rossa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102837
Resumo: As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade.
id UFRGS-2_cd85604bce4769808842a9561d7b32f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102837
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rizzon, Rosana RossaCosta, Valéria Machado da2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102837000919991As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade.The technologies are present in the lives of all people and it is vital that they are well integrated into the school, as an institution, that should be able to use the media as a pedagogical tool that will help citizens to form competent, critical and therefore become authors of their own knowledge. In this sense, this study conducted a survey on the use of Information and Communication Technologies to promote authorship of the students of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Leonor Rosa, located in Caxias do Sul, RS. To do so, two questionnaires were applied, one for teachers and one for students, which aim to identify the extent to which these two audiences using TICs and how to use them. The results show that is necessary to strengthen the pedagogical practice of teachers on the importance of promoting authorship among students. This research mentions the fact that many school teachers in the study are not exploiting all the tools provided by TICs to promote authorship among students. Results also show high numbers of teachers and students who have difficulties and never used the wiki tools, forums and blogs in activities at school. It is noticeable the need of the school to come to know and exploit these tools to fulfill its role in contributing to the formation of critical reflective and active citizens to be able to consciously transform their realities.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AutoriaLetramentoMedia educationLiteracyAuthorshipO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919991.pdf000919991.pdfTexto completoapplication/pdf880544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/1/000919991.pdf2673050c04d7f66c85298572df4ec09fMD51TEXT000919991.pdf.txt000919991.pdf.txtExtracted Texttext/plain106519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/2/000919991.pdf.txte12198b08ea3d7737b402a7e17e55c93MD52THUMBNAIL000919991.pdf.jpg000919991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/3/000919991.pdf.jpg921bf781aa2b12e73abcf12ccf3191c7MD5310183/1028372018-10-24 09:16:23.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
title O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
spellingShingle O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
Rizzon, Rosana Rossa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autoria
Letramento
Media education
Literacy
Authorship
title_short O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
title_full O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
title_fullStr O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
title_full_unstemmed O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
title_sort O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
author Rizzon, Rosana Rossa
author_facet Rizzon, Rosana Rossa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzon, Rosana Rossa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autoria
Letramento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autoria
Letramento
Media education
Literacy
Authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Media education
Literacy
Authorship
description As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102837
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919991
url http://hdl.handle.net/10183/102837
identifier_str_mv 000919991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/1/000919991.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/2/000919991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/3/000919991.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2673050c04d7f66c85298572df4ec09f
e12198b08ea3d7737b402a7e17e55c93
921bf781aa2b12e73abcf12ccf3191c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471362666496