Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248292 |
Resumo: | O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital. |
id |
UFRGS-2_cffe0b3e205bbdca1677af58c06888e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248292 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Fernanda QueirozSchenkel, Camila Monteiro2022-08-31T04:55:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/248292001148515O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital.This article conducts a case study about how the Department of Education and Public Program from the Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adapted its educational actions to the digital environment due to the social distancing imposed by Covid-19, focusing on analyzing the social media of Instagram and Youtube. To achieve this end, a quantitative mapping of posts from both networks is carried out during the entire first year of the pandemic (March 2020 to March 2021), alongside interviews with active members in said department in the period, to weave the analyzes of how the cultural mediator’s course of action was when mediated by a digital tool.application/pdfporMuseu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)Mediação culturalInstagramYouTubePandemia : Covid 19Ações educativasCultural mediationMediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19Art mediation in digital environments : MARGS educational department in the first year of the Covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022especializaçãoEspecialização em Práticas Curatoriaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148515.pdf.txt001148515.pdf.txtExtracted Texttext/plain34246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/2/001148515.pdf.txt938638dab0b3853e9a934f0f9c9575a3MD52ORIGINAL001148515.pdfTexto completoapplication/pdf320489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/1/001148515.pdf2387c2d11c0377342dd6cda8162e1f7bMD5110183/2482922022-09-01 05:00:09.349314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-01T08:00:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Art mediation in digital environments : MARGS educational department in the first year of the Covid-19 pandemic |
title |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 Alves, Fernanda Queiroz Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) Mediação cultural YouTube Pandemia : Covid 19 Ações educativas Cultural mediation |
title_short |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
title_full |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19 |
author |
Alves, Fernanda Queiroz |
author_facet |
Alves, Fernanda Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Fernanda Queiroz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
contributor_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) Mediação cultural YouTube Pandemia : Covid 19 Ações educativas |
topic |
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) Mediação cultural YouTube Pandemia : Covid 19 Ações educativas Cultural mediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural mediation |
description |
O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-31T04:55:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248292 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148515 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248292 |
identifier_str_mv |
001148515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/2/001148515.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/1/001148515.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
938638dab0b3853e9a934f0f9c9575a3 2387c2d11c0377342dd6cda8162e1f7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487003455553536 |