Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernanda Queiroz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248292
Resumo: O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital.
id UFRGS-2_cffe0b3e205bbdca1677af58c06888e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248292
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Fernanda QueirozSchenkel, Camila Monteiro2022-08-31T04:55:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/248292001148515O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital.This article conducts a case study about how the Department of Education and Public Program from the Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adapted its educational actions to the digital environment due to the social distancing imposed by Covid-19, focusing on analyzing the social media of Instagram and Youtube. To achieve this end, a quantitative mapping of posts from both networks is carried out during the entire first year of the pandemic (March 2020 to March 2021), alongside interviews with active members in said department in the period, to weave the analyzes of how the cultural mediator’s course of action was when mediated by a digital tool.application/pdfporMuseu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)Mediação culturalInstagramYouTubePandemia : Covid 19Ações educativasCultural mediationMediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19Art mediation in digital environments : MARGS educational department in the first year of the Covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022especializaçãoEspecialização em Práticas Curatoriaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148515.pdf.txt001148515.pdf.txtExtracted Texttext/plain34246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/2/001148515.pdf.txt938638dab0b3853e9a934f0f9c9575a3MD52ORIGINAL001148515.pdfTexto completoapplication/pdf320489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/1/001148515.pdf2387c2d11c0377342dd6cda8162e1f7bMD5110183/2482922022-09-01 05:00:09.349314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-01T08:00:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art mediation in digital environments : MARGS educational department in the first year of the Covid-19 pandemic
title Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
spellingShingle Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
Alves, Fernanda Queiroz
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)
Mediação cultural
Instagram
YouTube
Pandemia : Covid 19
Ações educativas
Cultural mediation
title_short Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
title_full Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
title_fullStr Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
title_sort Mediação em artes no ambiente virtual : o educativo do MARGS no primeiro ano de pandemia da Covid-19
author Alves, Fernanda Queiroz
author_facet Alves, Fernanda Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fernanda Queiroz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
contributor_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)
Mediação cultural
Instagram
YouTube
Pandemia : Covid 19
Ações educativas
topic Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)
Mediação cultural
Instagram
YouTube
Pandemia : Covid 19
Ações educativas
Cultural mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural mediation
description O presente artigo realiza um estudo de caso de como o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) adaptou suas ações educativas ao meio digital em função do distanciamento social imposto pela Covid-19, com foco em analisar as mídias sociais do Instagram e Youtube. Para tal, é feito um mapeamento quantitativo de postagens de ambas as redes durante todo o primeiro ano de pandemia (março de 2020 a março de 2021), que justamente com entrevistas à membros atuantes do núcleo no período, tecem as análises de como se dá a ação do mediador quando mediado por uma ferramenta digital.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T04:55:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248292
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148515
url http://hdl.handle.net/10183/248292
identifier_str_mv 001148515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/2/001148515.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248292/1/001148515.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 938638dab0b3853e9a934f0f9c9575a3
2387c2d11c0377342dd6cda8162e1f7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487003455553536