O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152650 |
Resumo: | Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção. |
id |
UFRGS-2_d053ff135dd8732dd3f2faf1a20dbb89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152650 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira daFalcetta, Antônio Paim2017-02-15T02:27:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/152650001009429Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção.application/pdfporGestão democráticaConselho da escolaParticipaçãoComunidade escolarO conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009429.pdf001009429.pdfTexto completoapplication/pdf2178778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/1/001009429.pdf7d60cd9e21e1fab2982e06fe551e99eeMD51TEXT001009429.pdf.txt001009429.pdf.txtExtracted Texttext/plain25251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/2/001009429.pdf.txtca8b7d390c9bcda05919094a23fbfda2MD5210183/1526502017-02-16 02:31:33.930553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-16T04:31:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
title |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
spellingShingle |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da Gestão democrática Conselho da escola Participação Comunidade escolar |
title_short |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
title_full |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
title_fullStr |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
title_sort |
O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania |
author |
Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da |
author_facet |
Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falcetta, Antônio Paim |
contributor_str_mv |
Falcetta, Antônio Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Conselho da escola Participação Comunidade escolar |
topic |
Gestão democrática Conselho da escola Participação Comunidade escolar |
description |
Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-15T02:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152650 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009429 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152650 |
identifier_str_mv |
001009429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/1/001009429.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/2/001009429.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d60cd9e21e1fab2982e06fe551e99ee ca8b7d390c9bcda05919094a23fbfda2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523593285632 |