O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152650
Resumo: Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção.
id UFRGS-2_d053ff135dd8732dd3f2faf1a20dbb89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152650
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira daFalcetta, Antônio Paim2017-02-15T02:27:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/152650001009429Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção.application/pdfporGestão democráticaConselho da escolaParticipaçãoComunidade escolarO conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009429.pdf001009429.pdfTexto completoapplication/pdf2178778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/1/001009429.pdf7d60cd9e21e1fab2982e06fe551e99eeMD51TEXT001009429.pdf.txt001009429.pdf.txtExtracted Texttext/plain25251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/2/001009429.pdf.txtca8b7d390c9bcda05919094a23fbfda2MD5210183/1526502017-02-16 02:31:33.930553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-16T04:31:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
title O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
spellingShingle O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da
Gestão democrática
Conselho da escola
Participação
Comunidade escolar
title_short O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
title_full O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
title_fullStr O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
title_full_unstemmed O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
title_sort O conselho escolar articulando a gestão democrática na escola : a participação como eixo do exercício da cidadania
author Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da
author_facet Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmem Solange de Almeida Moreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falcetta, Antônio Paim
contributor_str_mv Falcetta, Antônio Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho da escola
Participação
Comunidade escolar
topic Gestão democrática
Conselho da escola
Participação
Comunidade escolar
description Este texto apresenta reflexões que vivenciei como aluna do curso de especialização em Gestão Escolar sendo uma análise das ações do Projeto de Intervenção tendo como foco: Gestão Democrática e a participação dos diferentes segmentos da escola no Conselho Escolar implementadas no período de Novembro/2014 a Julho/2015 em uma escola municipal de Sant'Ana do Livramento. Tendo como referencial para leitura e análise, FREIRE 2003, PARO 2001, LDB, 1996, Cadernos: Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (MEC 2004). Como base metodológica foi usada a pesquisa-ação que se baseia na reflexão, diagnóstico, ação e reflexão. O aspecto mais relevante dentro desta intervenção foi a receptividade da comunidade com o trabalho. Entretanto, um dos obstáculos encontrados foi a frequência de todos os segmentos durante os encontros previamente agendados ao longo do Projeto de Intervenção.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-15T02:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152650
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009429
url http://hdl.handle.net/10183/152650
identifier_str_mv 001009429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/1/001009429.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152650/2/001009429.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d60cd9e21e1fab2982e06fe551e99ee
ca8b7d390c9bcda05919094a23fbfda2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523593285632