Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola

Bibliographic Details
Main Author: Barbosa, Patricia Gabriela Machado
Publication Date: 2017
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/177736
Summary: Este trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade.
id UFRGS-2_d1a0e098a09ff658eb65124a7736f52d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Patricia Gabriela MachadoCuty, Jeniffer Alves2018-05-10T02:31:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/177736001062161Este trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade.This work of course completion has set out to investigate how the refiguration happens, a concept coined by Paul Ricouer, from the experience of the accessible inclusive narrative of educational boxes of Museums in schools. This exploratory research, under a qualitative approach, has as object of study the two accessible educational boxes of the Museum of the Federal University of Rio Grande do Sul of the following exhibitions, Oretataypy: Mbya-Guarani presence in South and Southeast Brazil (2011) and 12,000 Years of History: Archeology and Prehistory of Rio Grande do Sul (2013). The school chosen to carry out the pilot field was the Special Municipal School of Elementary School Professor Elyseu Paglioli of the city of Porto Alegre, working with students with intellectual disability and down syndrome. The research emphasized the importance of the relationship of the Museum of UFRGS with special schools to be brought their educational boxes accessible so that students with disabilities have access to the collection of the institution to disseminate the knowledge produced at the university. It concludes in a reflection of the experiences produced in the pilot field, with suggestions of improvement of the accessible educational box. Thus promoting the relationship of the Museum with special schools and relating this to the accessibility policies of the museum, so that this pilot that has been held happens more often, thus enabling the dissemination of heritage and knowledge of the university.application/pdfporAcessibilidade culturalUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu UniversitárioMuseum/SchoolAccessibility in cultural environmentsExperienceRefigurationAffordable inclusive narrativeEducational boxesCaixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062161.pdf001062161.pdfTexto completoapplication/pdf2542088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/1/001062161.pdf1327f096bfdc72b0a84b6da6dc296953MD51TEXT001062161.pdf.txt001062161.pdf.txtExtracted Texttext/plain92117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/2/001062161.pdf.txte2866d424ebbb66b2d32cca0d64846e4MD5210183/1777362018-05-11 02:33:59.620529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
title Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
spellingShingle Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
Barbosa, Patricia Gabriela Machado
Acessibilidade cultural
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitário
Museum/School
Accessibility in cultural environments
Experience
Refiguration
Affordable inclusive narrative
Educational boxes
title_short Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
title_full Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
title_fullStr Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
title_full_unstemmed Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
title_sort Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
author Barbosa, Patricia Gabriela Machado
author_facet Barbosa, Patricia Gabriela Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Patricia Gabriela Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cuty, Jeniffer Alves
contributor_str_mv Cuty, Jeniffer Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade cultural
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitário
topic Acessibilidade cultural
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitário
Museum/School
Accessibility in cultural environments
Experience
Refiguration
Affordable inclusive narrative
Educational boxes
dc.subject.eng.fl_str_mv Museum/School
Accessibility in cultural environments
Experience
Refiguration
Affordable inclusive narrative
Educational boxes
description Este trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062161
url http://hdl.handle.net/10183/177736
identifier_str_mv 001062161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/1/001062161.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/2/001062161.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1327f096bfdc72b0a84b6da6dc296953
e2866d424ebbb66b2d32cca0d64846e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486892113559552