Caixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escola
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Publication Date: | 2017 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/177736 |
Summary: | Este trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade. |
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Barbosa, Patricia Gabriela MachadoCuty, Jeniffer Alves2018-05-10T02:31:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/177736001062161Este trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar de que forma acontece a refiguração, conceito cunhado por Paul Ricouer, a partir da experiência da narrativa inclusiva acessível de caixas educativas de Museus em escolas. Esta pesquisa exploratória, sob abordagem qualitativa, tem como objeto de estudo as duas caixas educativas acessíveis do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das seguintes exposições, Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil (2011) e 12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul (2013). A escola escolhida para realizar o campo-piloto foi a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli da cidade de Porto Alegre, trabalhando com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down. A pesquisa ressaltou a importância da relação do Museu da UFRGS com escolas especiais para serem levadas suas caixas educativas acessíveis de modo que alunos com deficiência tenham acesso ao acervo da instituição para difusão do conhecimento produzido na universidade. Conclui em uma reflexão das experiências produzidas no campo piloto, com sugestões de aprimoramento da caixa educativa acessível. Promovendo assim, a relação do Museu com escolas especiais e relacionando a isso com as políticas de acessibilidade da instituição museológica, para que este piloto que foi realizado aconteça mais vezes, possibilitando assim a difusão do patrimônio e conhecimento da universidade.This work of course completion has set out to investigate how the refiguration happens, a concept coined by Paul Ricouer, from the experience of the accessible inclusive narrative of educational boxes of Museums in schools. This exploratory research, under a qualitative approach, has as object of study the two accessible educational boxes of the Museum of the Federal University of Rio Grande do Sul of the following exhibitions, Oretataypy: Mbya-Guarani presence in South and Southeast Brazil (2011) and 12,000 Years of History: Archeology and Prehistory of Rio Grande do Sul (2013). The school chosen to carry out the pilot field was the Special Municipal School of Elementary School Professor Elyseu Paglioli of the city of Porto Alegre, working with students with intellectual disability and down syndrome. The research emphasized the importance of the relationship of the Museum of UFRGS with special schools to be brought their educational boxes accessible so that students with disabilities have access to the collection of the institution to disseminate the knowledge produced at the university. It concludes in a reflection of the experiences produced in the pilot field, with suggestions of improvement of the accessible educational box. Thus promoting the relationship of the Museum with special schools and relating this to the accessibility policies of the museum, so that this pilot that has been held happens more often, thus enabling the dissemination of heritage and knowledge of the university.application/pdfporAcessibilidade culturalUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu UniversitárioMuseum/SchoolAccessibility in cultural environmentsExperienceRefigurationAffordable inclusive narrativeEducational boxesCaixas educativas de exposições : experiência de refiguração da narrativa acessível na relação museu-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062161.pdf001062161.pdfTexto completoapplication/pdf2542088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/1/001062161.pdf1327f096bfdc72b0a84b6da6dc296953MD51TEXT001062161.pdf.txt001062161.pdf.txtExtracted Texttext/plain92117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177736/2/001062161.pdf.txte2866d424ebbb66b2d32cca0d64846e4MD5210183/1777362018-05-11 02:33:59.620529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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