Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199208 |
Resumo: | O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil. |
id |
UFRGS-2_d374ad1ac73e604edaa41ce29fcd2f7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199208 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Theslei Pujol Nunes daNunes, Marília Forgearini2019-09-13T03:49:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/199208001100882O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil.application/pdfporLicenciaturaCurrículoFormação de professoresComo me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100882.pdf.txt001100882.pdf.txtExtracted Texttext/plain84815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/2/001100882.pdf.txt13f8c1951d4e0de2ae77c68b7bdb95a6MD52ORIGINAL001100882.pdfTexto completoapplication/pdf820481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/1/001100882.pdf491ea6467144f3e292236bd57dcadd28MD5110183/1992082019-09-14 03:53:55.573619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
title |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
spellingShingle |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais Silva, Theslei Pujol Nunes da Licenciatura Currículo Formação de professores |
title_short |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
title_full |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
title_fullStr |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
title_full_unstemmed |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
title_sort |
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais |
author |
Silva, Theslei Pujol Nunes da |
author_facet |
Silva, Theslei Pujol Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Theslei Pujol Nunes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Currículo Formação de professores |
topic |
Licenciatura Currículo Formação de professores |
description |
O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199208 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100882 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199208 |
identifier_str_mv |
001100882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/2/001100882.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/1/001100882.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13f8c1951d4e0de2ae77c68b7bdb95a6 491ea6467144f3e292236bd57dcadd28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486930344640512 |