Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Theslei Pujol Nunes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199208
Resumo: O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil.
id UFRGS-2_d374ad1ac73e604edaa41ce29fcd2f7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199208
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Theslei Pujol Nunes daNunes, Marília Forgearini2019-09-13T03:49:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/199208001100882O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil.application/pdfporLicenciaturaCurrículoFormação de professoresComo me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100882.pdf.txt001100882.pdf.txtExtracted Texttext/plain84815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/2/001100882.pdf.txt13f8c1951d4e0de2ae77c68b7bdb95a6MD52ORIGINAL001100882.pdfTexto completoapplication/pdf820481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/1/001100882.pdf491ea6467144f3e292236bd57dcadd28MD5110183/1992082019-09-14 03:53:55.573619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
title Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
spellingShingle Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
Silva, Theslei Pujol Nunes da
Licenciatura
Currículo
Formação de professores
title_short Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
title_full Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
title_fullStr Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
title_full_unstemmed Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
title_sort Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
author Silva, Theslei Pujol Nunes da
author_facet Silva, Theslei Pujol Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Theslei Pujol Nunes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Currículo
Formação de professores
topic Licenciatura
Currículo
Formação de professores
description O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta principal é: Como nos tornamos Professoras Pedagogas? Buscamos respostas nas Diretrizes oficiais para formação docente, na organização do currículo no curso de formação docente e nas escolhas individuais realizadas ao longo do curso. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa tendo o estudo de caso como metodologia. Assumimos como objeto de pesquisa não apenas os documentos oficiais que organizam e normatizam a formação docente para a educação (diretrizes e resoluções), mas também minha trajetória e meus anseios diante da profissão que escolhi. Nossa intenção é, primeiro explicar o funcionamento do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS que teve sua vigência de 2007/1 até o primeiro semestre de 2018. E, depois, no segundo momento, analisar como eu cursei este currículo, que disciplinas cursei, o que pude escolher, o que me deixou marcas a partir das disciplinas cursadas. Com esse percurso, entre o que a formação oferece como currículo e o que eu escolhi para minha formação, pretendemos refletir sobre por onde passa a formação da pedagoga. Concluímos que o currículo organizado para os anos de 2007/1 a 2018/1 no qual cursei a partir do ano de 2015/2 foi fundamental para que eu compreendesse o meu fazer docente, vivenciasse diferentes práticas, reunissse diversos saberes e práticas e me encontrasse como professora na Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199208
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100882
url http://hdl.handle.net/10183/199208
identifier_str_mv 001100882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/2/001100882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199208/1/001100882.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13f8c1951d4e0de2ae77c68b7bdb95a6
491ea6467144f3e292236bd57dcadd28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486930344640512