Análise do efeito do histórico de altas temperaturas de frenagem (FADE) sobre o atrito medido em pastilhas de freio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zart, Bruno Christiano Correa Ruiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132632
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se as alterações provocadas pelas altas temperaturas (efeito de fade) no desempenho tribológico do material (atrito e desgaste) afetam o volume total de uma pastilha de freio veicular ou apenas uma camada superficial (área atritada). Para isto, foram realizadas etapas compostas por uma série de frenagens com o intuito de comparar os coeficientes de atrito das etapas ocorridas após o efeito de fade com a etapa de assentamento (comportamento do material virgem). Estas frenagens foram realizadas no tribômetro do Laboratório de Tribologia (LATRIB) da UFRGS utilizando pastilhas de dois materiais semi-metálicos (SM) diferentes. Foram utilizados dois métodos para verificar a influência do efeito de fade sobre o atrito do material: análise gráfica e análise estatística ANOVA. Ambos os métodos mostraram resultados semelhantes. Verificou-se uma recuperação de cerca de 100% do atrito inicial para um material SM após o desgaste e remoção de uma fina camada, enquanto que para o segundo material SM a recuperação foi de 96%. Diante disso, existe a possibilidade que o efeito de fade seja dependente do material de fricção utilizado.
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