Nudging for good : como os nudges influenciam a tomada de decisão dos indivíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Henrique Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266933
Resumo: O ramo da Economia Comportamental apresentou um rápido crescimento nos últimos vinte anos. Com a recente publicação de livros como Nudge (2008) e Rápido e Devagar (2011), foi popularizado como pequenos fatores, conhecidos como nudges, podem influenciar a tomada de decisão dos indivíduos sem limitar sua liberdade de escolha. O objetivo deste estudo é examinar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os nudges podem ser usados para influenciar as escolhas dos indivíduos, visando tanto seu bem-estar quanto os interesses de terceiros, quer eles estejam conscientes disso ou não. Para isso, é feito um sucinto histórico da relação entre Economia e Psicologia até o surgimento da Economia Comportamental. Por seguinte, é descrito como o cérebro funciona durante situações de tomada de decisão, com base nos trabalhos de Daniel Kahneman e Amos Tversky. Então, com base nos trabalhos de Richard Thaler e Cass R. Sunstein, são definidos os conceitos de arquitetura de escolhas, paternalismo libertário e nudge. É abordada a possibilidade de nudges manipulativos, bem como a possibilidade dos nudges e das técnicas de influência apresentadas por Thaler e Sunstein serem usadas para influenciar as pessoas a tomarem piores decisões para elas mesmas.
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spelling Sanchez, Henrique CunhaMonteiro, Sergio Marley Modesto2023-11-09T03:21:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/266933001187393O ramo da Economia Comportamental apresentou um rápido crescimento nos últimos vinte anos. Com a recente publicação de livros como Nudge (2008) e Rápido e Devagar (2011), foi popularizado como pequenos fatores, conhecidos como nudges, podem influenciar a tomada de decisão dos indivíduos sem limitar sua liberdade de escolha. O objetivo deste estudo é examinar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os nudges podem ser usados para influenciar as escolhas dos indivíduos, visando tanto seu bem-estar quanto os interesses de terceiros, quer eles estejam conscientes disso ou não. Para isso, é feito um sucinto histórico da relação entre Economia e Psicologia até o surgimento da Economia Comportamental. Por seguinte, é descrito como o cérebro funciona durante situações de tomada de decisão, com base nos trabalhos de Daniel Kahneman e Amos Tversky. Então, com base nos trabalhos de Richard Thaler e Cass R. Sunstein, são definidos os conceitos de arquitetura de escolhas, paternalismo libertário e nudge. É abordada a possibilidade de nudges manipulativos, bem como a possibilidade dos nudges e das técnicas de influência apresentadas por Thaler e Sunstein serem usadas para influenciar as pessoas a tomarem piores decisões para elas mesmas.The field of Behavioral Economics has grown rapidly over the last twenty years. With the recent publication of books such as Nudge (2008) and Thinking Fast and Slow (2011), how small factors, such as nudges, may influence individuals’ decision-making without limiting their freedom of choice was popularized. The goal of this study is to examine, through a literature review, how nudges can be used to influence individuals’ choices aiming both their well-being and the interests of others, whether they are aware of it or not. Therefore, a brief history of the relationship between Economics and Psychology until the emergence of Behavioral Economics is presented. Next, how the brain works during decision-making situations is described, based on the works of Daniel Kahneman and Amos Tversky. Then, build on the works of Richard Thaler and Cass R. Sunstein, the concepts of choice architecture, libertarian paternalism and nudge are defined. The possibility of manipulative nudges is addressed, as well as the possibility of nudges and nudging techniques presented by Thaler and Sunstein being used to influence people to make worse decisions for themselves.application/pdfporEconomia comportamentalFerramentasGestãoBehavioral economicsHeuristicsNudgeManipulationNudging for good : como os nudges influenciam a tomada de decisão dos indivíduosNudging for good : how nudges influence individuals’ decision makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187393.pdf.txt001187393.pdf.txtExtracted Texttext/plain69267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266933/2/001187393.pdf.txtaab6f2a99f17bc1d68deb4384879c30eMD52ORIGINAL001187393.pdfTexto completoapplication/pdf358717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266933/1/001187393.pdf1e1a69f558867674c587776a91925b2aMD5110183/2669332023-11-10 04:27:55.937462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:27:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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