Comportamento do consumidor : análise das preferências quanto aos canais de distribuição no mercado de produtos orgânicos em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Armando Colla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194850
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos atributos mais valorizados pelos consumidores de produtos orgânicos de Porto Alegre quanto à sua distribuição e como isso influenciava seu processo decisório de compra. Essas análises foram feitas com base nos referenciais teóricos de marketing sobre comportamento do consumidor, processo de decisão de compra e os fatores que influenciam a decisão de compra, além de estudos e artigos sobre consumo de produtos orgânicos. As informações foram colhidas a partir de um questionário quantitativo aplicado de forma virtual e respondido exclusivamente por pessoas que residem em Porto Alegre. Os dados levantados confirmaram o padrão de perfil de consumidores de produtos orgânicos encontrado em outros estudos. Na sua maioria formado por adultos acima de 30 anos com ensino superior completo e renda salarial acima de 10 salários mínimos. O meio de distribuição mais utilizado é a rede de varejo (supermercados), devido a facilidade do ponto de venda, mas quase empatado com as feiras ecológicas. Apesar disso, foi constatada a preferência muito saliente e o desejo de adquirir esses produtos nas feiras. O principal atributo para a escolha dos produtos orgânicos é o seu benefício à saúde. Ao analisarmos as respostas das pessoas que não consomem produtos orgânicos o principal fator encontrado foi o preço elevado, seguido pela dificuldade de ir às feiras orgânicas (dias específicos e distância da residência). Essas pessoas responderam, em sua maioria, que prefeririam adquirir os produtos orgânicos nos supermercados ou em mercados de bairro, ao contrário das pessoas que costumam consumi-los.
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