Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35704 |
Resumo: | Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas. |
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Lazaroto, IzoleteMagdalena, Beatriz CorsoRamminger, Simone2011-12-20T01:19:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/35704000795064Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas.application/pdfporConstrutivismoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalProjetos de aprendizagem e tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795064.pdf000795064.pdfTexto completoapplication/pdf516641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/1/000795064.pdfd539b7e382b6531052f1ac657fb77e26MD51TEXT000795064.pdf.txt000795064.pdf.txtExtracted Texttext/plain87360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/2/000795064.pdf.txtaa5192d572fed1473b1e0108794478daMD52THUMBNAIL000795064.pdf.jpg000795064.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/3/000795064.pdf.jpg51cc0ec15cde785b6b8421714163861dMD5310183/357042018-10-08 09:00:25.108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:00:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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