Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazaroto, Izolete
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35704
Resumo: Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas.
id UFRGS-2_d6fab4cea63aa6d0e2792198f26ed710
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35704
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazaroto, IzoleteMagdalena, Beatriz CorsoRamminger, Simone2011-12-20T01:19:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/35704000795064Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas.application/pdfporConstrutivismoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalProjetos de aprendizagem e tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795064.pdf000795064.pdfTexto completoapplication/pdf516641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/1/000795064.pdfd539b7e382b6531052f1ac657fb77e26MD51TEXT000795064.pdf.txt000795064.pdf.txtExtracted Texttext/plain87360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/2/000795064.pdf.txtaa5192d572fed1473b1e0108794478daMD52THUMBNAIL000795064.pdf.jpg000795064.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/3/000795064.pdf.jpg51cc0ec15cde785b6b8421714163861dMD5310183/357042018-10-08 09:00:25.108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:00:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
title Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
spellingShingle Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
Lazaroto, Izolete
Construtivismo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
title_short Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
title_full Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
title_fullStr Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
title_full_unstemmed Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
title_sort Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
author Lazaroto, Izolete
author_facet Lazaroto, Izolete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazaroto, Izolete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ramminger, Simone
contributor_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
Ramminger, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
topic Construtivismo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
description Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35704
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795064
url http://hdl.handle.net/10183/35704
identifier_str_mv 000795064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/1/000795064.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/2/000795064.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35704/3/000795064.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d539b7e382b6531052f1ac657fb77e26
aa5192d572fed1473b1e0108794478da
51cc0ec15cde785b6b8421714163861d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486739807895552