Educação física e educação infantil : o olhar do professor especialista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199184 |
Resumo: | A Educação Física na escola, muitas vezes, é subestimada. Porém, através de recentes estudos é possível compreender a sua importância social, corporal, afetiva e emocional de suas aulas. O que vem se questionando é quem deveria ministrar as aulas de Educação Física na Educação Infantil, visto que por lei é uma atividade obrigatória nesta modalidade de ensino. Entretanto, a lei não especifica quem deve ministrar essas aulas. Meu objetivo com este trabalho é discutir e identificar o que pensa o professor especialista de Educação Física sobre a Educação Física na quais seus efeitos na vida e aprendizagens das crianças 0 a 6 anos de idade. Para isso, foi utilizado a abordagem qualitativa e como ferramenta foi feito uso de entrevistas semiestruturadas com três professores de Educação Física da Rede Privada de Ensino em Porto Alegre/RS, tendo como critério de escolha professores que lecionam na Educação Infantil. Todos os professores defendem que a Educação Física deve ser ministra por professores formados no curso de Educação Física e que precisa haver uma interdisciplinaridade com os(as) professores(as) titulares da turma, para que haja um maior proveito dos conteúdos anatômicos e lúdicos trazidos pelo professor de Educação Física, juntamente com todo o embasamento socioafetivo e didático trazidos pelo Pedagogo(a). |
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