A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rogério Estrela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29670
Resumo: O consumidor socialmente responsável é aquele que compra produtos e serviços percebidos como tendo um impacto positivo (ou menos negativo) sobre o ambiente físico ou sobre a sociedade ou aquele que utiliza do poder de compra para demonstrar suas preocupações sociais e ambientais. Mas, será que o consumo socialmente responsável é afetado pelos valores pessoais, aqueles que podem guiar a ação, desenvolver e manter atitudes em relação a objetos e situações relevantes? Este é o objetivo deste trabalho, verificar se os valores pessoais impactam na adoção do consumo socialmente responsável. Para alcançá-lo, utilizou-se duas escalas para operacionalizar estas variáveis: a escala de Vallette-Florence (2004) em relação à variável consumo socialmente responsável e a escala de Rokeach (1973) em relação à variável valores pessoais. Optouse por uma pesquisa quantitativa, na qual foram questionados 221 estudantes universitários em relação a essas variáveis. Os achados demonstram que aquelas pessoas que buscam em sua vida reconhecimento social e uma vida próspera, ou aquele que é ambicioso, que busca ser competente e eficaz para cumprir a sua tarefa, não se correlacionam positivamente em relação à dimensão de consumo socialmente responsável. Os resultados encontrados também mostram que há uma busca da redução do volume de consumo pelos universalistas, aqueles que se preocupam com um mundo de paz, que tem a mente aberta, que buscam a igualdade.
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