Resolutividade da assistência e satisfação de usuários da estratégia saúde da família
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94925 |
Resumo: | Estudo quanti-qualitativo com objetivo de analisar a visão dos usuários sobre resolutividade da assistência de uma Unidade de Saúde da Família e a relação com sua satisfação. Os dados quantitativos foram coletados por meio de formulário estruturado. Obtiveram-se dados qualitativos mediante entrevista semi-estruturada. Os resultados demonstraram que sempre ou na maioria das vezes o serviço resolvia problemas de 61,3% dos usuários. A visão dos usuários sobre resolutividade está relacionada com sua percepção sobre solução de seus problemas de saúde e, para alguns, está associada à obtenção de encaminhamentos para atendimentos especializados. Há relação entre encontrar resolutividade sempre ou na maioria das vezes e estar muito satisfeito. Conclui-se que a satisfação dos usuários e sua visão sobre resolutividade da assistência contribuem para organização e aperfeiçoamento dos serviços de saúde. |
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Rosa, Raquel BorbaPelegrini, Alisia HelenaLima, Maria Alice Dias da Silva2014-05-06T02:04:50Z20110102-6933http://hdl.handle.net/10183/94925000787874Estudo quanti-qualitativo com objetivo de analisar a visão dos usuários sobre resolutividade da assistência de uma Unidade de Saúde da Família e a relação com sua satisfação. Os dados quantitativos foram coletados por meio de formulário estruturado. Obtiveram-se dados qualitativos mediante entrevista semi-estruturada. Os resultados demonstraram que sempre ou na maioria das vezes o serviço resolvia problemas de 61,3% dos usuários. A visão dos usuários sobre resolutividade está relacionada com sua percepção sobre solução de seus problemas de saúde e, para alguns, está associada à obtenção de encaminhamentos para atendimentos especializados. Há relação entre encontrar resolutividade sempre ou na maioria das vezes e estar muito satisfeito. Conclui-se que a satisfação dos usuários e sua visão sobre resolutividade da assistência contribuem para organização e aperfeiçoamento dos serviços de saúde.The following research is a quantitative-qualitative study that aimed to analyze the view of users on the problem-solving capacity of care in a Family Health Unit and its relation with their satisfaction. The quantitative data were collected through a semi-structured form. The results showed the fact that 61.3% of users had their problems solved always or most times. The view of users on the problem-solving capacity is related to how they perceive their health problems' solution, and, for some, is associated to referral to specialized service. There is a relationship between always or most times finding a solution and being very satisfied. Results show that users’ satisfaction and their view on the problem-solving capacity of care contribute to the organization and improvement of health services.Estudio cuanticualitativo con el objetivo de analizar la visión de los usuarios sobre resolutividad de la asistencia de una Unidad de Salud de la Familia y la relación con su satisfacción. Se recolectaron los datos cuantitativos por medio de un formulario estructurado. Se obtuvieron datos cualitativos mediante una entrevista semiestructurada. Los resultados revelaron que siempre o en la mayoría de las veces el servicio solucionaba problemas del 61,3% de los usuarios. La visión de los usuarios sobre resolutividad se relaciona con su percepción acerca de una solución a sus problemas de salud y se asocia con algunos a la obtención de encaminamientos a atención especializada. Hay relación entre encontrar resolutividad siempre o en la mayoría de las veces y estar muy satisfecho. Se concluye que la satisfacción de los usuarios y su visión sobre resolutividad de la asistencia contribuyen a la organización y al perfeccionamiento de los servicios de salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 32, n. 2 (jun. 2011), p. 345-351Atenção primária à saúdeQualidade da assistência à saúdeSatisfação dos consumidoresSaúde da famíliaPrimary health careQuality of health careConsumer satisfactionFamily healthAtención primaria de saludCalidad de la atención de saludSatisfacción de los consumidoresSalud de la familiaResolutividade da assistência e satisfação de usuários da estratégia saúde da famíliaResolutividad de la asistencia y satisfacción de usuários de la estratrgia salud de la familia Problem-solving capacity of care and users' satisfaction in the family health strategy program info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787874.pdf000787874.pdfTexto completoapplication/pdf44600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94925/1/000787874.pdf950d6e5fbe502d3687ce1dedbe73dcebMD51TEXT000787874.pdf.txt000787874.pdf.txtExtracted Texttext/plain31788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94925/2/000787874.pdf.txta3ffe4472353aadc4b9bc59a79b33c83MD52THUMBNAIL000787874.pdf.jpg000787874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94925/3/000787874.pdf.jpg448978fcb9e1d7244a0229e0bd8b289cMD5310183/949252018-10-18 09:24:17.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:24:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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