Análise do incentivo à leitura por meio de clubes de assinaturas de livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252255
Resumo: Considerando o avanço da internet e das tecnologias digitais, novos mecanismos de incentivos à leitura foram criados, como os clubes de assinaturas de livros que, em meio às crises no mercado editorial, têm alcançado resultados exponenciais através das mudanças no modo de publicação, circulação e leitura. Objetiva-se, com este estudo, investigar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos clubes de assinaturas de livros e sua contribuição para a prática de incentivo à leitura. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado com 616 respondentes contendo perguntas abertas e fechadas. Desse modo, evidencia-se que os clubes de assinaturas de livros incentivam a leitura e, conforme apontado por 61% dos seus assinantes e ex-assinantes, tais clubes incentivam mais do que bibliotecas. Apenas 16% afirmam que bibliotecas incentivam mais e os restantes (23%) não souberam dizer, pois não frequentam estes ambientes. Esta pesquisa também revelou que a principal ferramenta de marketing utilizada por estes clubes consiste em um dos meios mais antigos de comunicação na web: o e mail. É possível concluir que torna-se cada vez mais relevante a necessidade de atrair futuros leitores, bem como a atenção dos usuários que já frequentam espaços como bibliotecas. Apesar de muitas bibliotecas brasileiras não disporem de recursos financeiros, elas podem usar a mesma estratégia que esses clubes utilizam de forma gratuita e, com isso, fomentar a utilização do espaço e, consequentemente, contribuir para o aumento do número de leitores brasileiros.
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