Mapeamento de competências para o cargo de secretário de PPG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Jeferson Guimarães Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212535
Resumo: Em virtude da implementação da Gestão por Competências no Serviço Público Federal, surgiu, através do decreto nº 5.707/2006, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal para os órgãos da Administração Pública Federal. Em 2019, o decreto nº 9.991/2019 revogou o decreto nº 5.707/2006, permanecendo a importância em diagnosticar competências para o desenvolvimento dos servidores dentro dos órgãos públicos. Deste modo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – uma autarquia da Administração Pública Indireta, que ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação, vem se inserido no contexto da Gestão por Competências. O presente trabalho consiste em uma abordagem qualitativa com os servidores da UFRGS na busca de mapear as principais competências necessárias para a função de Secretário de PPG. Para coleta de dados, foram feitas aplicação de questionários e entrevistas com os secretários dos PPGs. Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo e a documental. Como resposta ao problema de pesquisa, foi possível elencar 7 competências gerenciais importantes para um Secretário de PPG. Assim, buscou-se auxiliar a UFRGS a mapear as competências gerenciais mais importantes e entender melhor o que as equipes esperam de seus gestores.
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