A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silveira, Fernando Lang da, Ostermann, Fernanda, Pinheiro, Nathan Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204919
Resumo: Este artigo parte do conceito de arbitrário cultural da sociologia da educação de Pierre Bourdieu para argumentar que a Física é uma construção cultural arbitrária. A título de exemplo, apresenta-se uma análise crítica do status ontológico atribuído às forças inerciais na mecânica newtoniana sob a perspectiva da mecânica relacional de Ernst Mach e André Assis. Os motivos que orientaram a escolha desse tema para caracterizar o arbitrário da Física são dois. Em primeiro lugar, reconhecer o grau de arbitrário das teorias mais hegemônicas em ciência nos coloca muito próximos de reconhecer o arbitrário da ciência como um todo. Em segundo lugar, dentre as críticas historicamente consagradas que são dirigidas à mecânica Newtoniana, o questionamento do status ontológico das forças inerciais pode ser considerado um tema bastante próximo das discussões tipicamente realizadas em aulas de Física. Assim, a escolha desse tema nos permitirá introduzir e defender a pertinência do conceito de arbitrário cultural tanto no nível mais abstrato de uma teoria sociológica do conhecimento quanto do trabalho concreto em sala de aula. Ao final dessa digressão, considerações a respeito da produção de currículos e livros didáticos para a educação científica são apresentadas.
id UFRGS-2_df9bd26a476842ec5101f414a22035b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204919
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima Júnior, PauloSilveira, Fernando Lang daOstermann, FernandaPinheiro, Nathan Carvalho2020-01-24T04:08:21Z20151806-5104http://hdl.handle.net/10183/204919000995918Este artigo parte do conceito de arbitrário cultural da sociologia da educação de Pierre Bourdieu para argumentar que a Física é uma construção cultural arbitrária. A título de exemplo, apresenta-se uma análise crítica do status ontológico atribuído às forças inerciais na mecânica newtoniana sob a perspectiva da mecânica relacional de Ernst Mach e André Assis. Os motivos que orientaram a escolha desse tema para caracterizar o arbitrário da Física são dois. Em primeiro lugar, reconhecer o grau de arbitrário das teorias mais hegemônicas em ciência nos coloca muito próximos de reconhecer o arbitrário da ciência como um todo. Em segundo lugar, dentre as críticas historicamente consagradas que são dirigidas à mecânica Newtoniana, o questionamento do status ontológico das forças inerciais pode ser considerado um tema bastante próximo das discussões tipicamente realizadas em aulas de Física. Assim, a escolha desse tema nos permitirá introduzir e defender a pertinência do conceito de arbitrário cultural tanto no nível mais abstrato de uma teoria sociológica do conhecimento quanto do trabalho concreto em sala de aula. Ao final dessa digressão, considerações a respeito da produção de currículos e livros didáticos para a educação científica são apresentadas.This paper draws from the concept of cultural arbitrary from Pierre Bourdieu’s sociology of education to argue that Physics is an arbitrary cultural construction. As an example, we critically analyze the ontological status attributed to inertial forces in Newtonian mechanics from the perspective of Ernst Mach and Andre Assis’ relational mechanics. There are two purposes underlying the choice of this theme in planting Physics’ cultural arbitrariness. First, acknowledging as arbitrary one of the most hegemonic scientific theories brings us very close to understanding that every scientific theory is arbitrary. Secondly, among the established criticisms historically directed toward Newtonian mechanics, questioning the ontological status of inertial forces might be considered closer to discussions typically performed in Physics classes. The choice of this theme will allow us to introduce the concept and argue the relevance of cultural arbitrary both in the abstract level of a sociological theory of knowledge and in the concrete reality of the science classroom. At the end of this digression, considerations regarding the production of curricula and textbooks for science education are presented.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (2015), p. 195-217Ensino de físicaMecânica newtonianaSociologia da educaçãoCultural arbitraryRelational mechanicsSociology of knowledgePierre BourdieuA física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciaisPhysics as an arbitrary cultural construction : an example from the controversy on the ontological status of inertial forcesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000995918.pdf.txt000995918.pdf.txtExtracted Texttext/plain77330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204919/2/000995918.pdf.txt98aa36f8aa369fd11ca3a47d26c6bbedMD52ORIGINAL000995918.pdfTexto completoapplication/pdf772008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204919/1/000995918.pdf47e4ae79a9dd45fed5d8abe7911b232cMD5110183/2049192023-09-14 03:25:54.201784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physics as an arbitrary cultural construction : an example from the controversy on the ontological status of inertial forces
title A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
spellingShingle A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
Lima Júnior, Paulo
Ensino de física
Mecânica newtoniana
Sociologia da educação
Cultural arbitrary
Relational mechanics
Sociology of knowledge
Pierre Bourdieu
title_short A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
title_full A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
title_fullStr A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
title_full_unstemmed A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
title_sort A física como uma construção cultural arbitrária : um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais
author Lima Júnior, Paulo
author_facet Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan Carvalho
author_role author
author2 Silveira, Fernando Lang da
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica newtoniana
Sociologia da educação
topic Ensino de física
Mecânica newtoniana
Sociologia da educação
Cultural arbitrary
Relational mechanics
Sociology of knowledge
Pierre Bourdieu
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural arbitrary
Relational mechanics
Sociology of knowledge
Pierre Bourdieu
description Este artigo parte do conceito de arbitrário cultural da sociologia da educação de Pierre Bourdieu para argumentar que a Física é uma construção cultural arbitrária. A título de exemplo, apresenta-se uma análise crítica do status ontológico atribuído às forças inerciais na mecânica newtoniana sob a perspectiva da mecânica relacional de Ernst Mach e André Assis. Os motivos que orientaram a escolha desse tema para caracterizar o arbitrário da Física são dois. Em primeiro lugar, reconhecer o grau de arbitrário das teorias mais hegemônicas em ciência nos coloca muito próximos de reconhecer o arbitrário da ciência como um todo. Em segundo lugar, dentre as críticas historicamente consagradas que são dirigidas à mecânica Newtoniana, o questionamento do status ontológico das forças inerciais pode ser considerado um tema bastante próximo das discussões tipicamente realizadas em aulas de Física. Assim, a escolha desse tema nos permitirá introduzir e defender a pertinência do conceito de arbitrário cultural tanto no nível mais abstrato de uma teoria sociológica do conhecimento quanto do trabalho concreto em sala de aula. Ao final dessa digressão, considerações a respeito da produção de currículos e livros didáticos para a educação científica são apresentadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T04:08:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204919
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000995918
identifier_str_mv 1806-5104
000995918
url http://hdl.handle.net/10183/204919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (2015), p. 195-217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204919/2/000995918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204919/1/000995918.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98aa36f8aa369fd11ca3a47d26c6bbed
47e4ae79a9dd45fed5d8abe7911b232c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983505010688