Perfil do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas de Endodontia da FO-UFRGS no primeiro semestre de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peron, Tamara Barcellos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156574
Resumo: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) constituem uma estratégia da Política Nacional de Saúde Bucal e têm como objetivo garantir a atenção secundária, propiciando a ampliação e a qualificação da Atenção Especializada em Saúde Bucal (GOES et al., 2012). Como serviços de saúde que representam, os CEOs devem ser avaliados objetivando a melhoria contínua da qualidade do serviço (LIMA et al., 2010). Pouco se tem pesquisado sobre a atenção secundária em saúde bucal, particularmente no Brasil. Sendo assim, é importante avaliar o atendimento do CEO Endodontia da FO-UFRGS, com o intuito de investigar o andamento e as condições do serviço ofertado aos usuários. O objetivo desse estudo foi conhecer o perfil de atendimento do CEO de Endodontia da Faculdade de Odontologia da UFRGS, no período de março à julho de 2016, através de coleta de dados por meio do levantamento da produção ambulatorial nesse período. Os objetivos específicos foram: caracterizar o perfil dos usuários; avaliar o número de consultas necessárias para a conclusão de cada caso específico; verificar se o dente apresenta os pré-requisitos estabelecidos no Manual de Especialidades em Saúde Bucal (2008) e avaliar as informações presentes nos formulários de referência e contra referência O estudo foi do tipo transversal e realizado mediante análise das respostas de um questionário aplicado aos estagiários, referente a cada atendimento realizado no CEO de Endodontia. Foi realizado um levantamento de todos os atendimentos realizados pelos estagiários durante o período de março de 2016 a julho de 2016 no CEO de Endodontia da FO-UFRGS, referenciados pela Atenção Básica. Segundo esses dados o perfil dos usuários é do gênero feminino (71,43%), na faixa etária de 16-30 anos (42,85%) e etnia branca (76,20%). Os molares representam 61,92% de casos concluídos. Os tratamentos foram concluídos em 2 ou 3 consultas em 71,42% dos casos. Em 76,19% dos casos o paciente aguardou um tempo inferior a seis meses desde a data do encaminhamento da Unidade de Saúde até o atendimento especializado. A comunicação entre atenção primária e secundária necessita da implementação de estratégias que possam diminuir o tempo de espera entre as consultas e promover uma atenção cada vez mais integral ao paciente.
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O objetivo desse estudo foi conhecer o perfil de atendimento do CEO de Endodontia da Faculdade de Odontologia da UFRGS, no período de março à julho de 2016, através de coleta de dados por meio do levantamento da produção ambulatorial nesse período. Os objetivos específicos foram: caracterizar o perfil dos usuários; avaliar o número de consultas necessárias para a conclusão de cada caso específico; verificar se o dente apresenta os pré-requisitos estabelecidos no Manual de Especialidades em Saúde Bucal (2008) e avaliar as informações presentes nos formulários de referência e contra referência O estudo foi do tipo transversal e realizado mediante análise das respostas de um questionário aplicado aos estagiários, referente a cada atendimento realizado no CEO de Endodontia. Foi realizado um levantamento de todos os atendimentos realizados pelos estagiários durante o período de março de 2016 a julho de 2016 no CEO de Endodontia da FO-UFRGS, referenciados pela Atenção Básica. Segundo esses dados o perfil dos usuários é do gênero feminino (71,43%), na faixa etária de 16-30 anos (42,85%) e etnia branca (76,20%). Os molares representam 61,92% de casos concluídos. Os tratamentos foram concluídos em 2 ou 3 consultas em 71,42% dos casos. Em 76,19% dos casos o paciente aguardou um tempo inferior a seis meses desde a data do encaminhamento da Unidade de Saúde até o atendimento especializado. A comunicação entre atenção primária e secundária necessita da implementação de estratégias que possam diminuir o tempo de espera entre as consultas e promover uma atenção cada vez mais integral ao paciente.The Center of Dental Specialties (CEOs) constitute a National Policy of Oral Health strategy and has as a purpose ensure secondary health care, providing an expansion and a qualification of Oral Health Specialized Care (GOES et al., 2012). As the health care services that it represents, the CEO must be evaluated as to garante the continuous improvement of service quality (LIMA et al., 2010). There are few studies about the secondary health care services in oral health, particularly in Brazil. Therefore, it is important to assess the attendance of Endodontics CEO FO-UFRGS, in order to investigate the progress and conditions of the service offered to users. The objective of this study wast ounderstand the profile of the patients of the CEO of Endodontics at UFRGS's School of Dentistry from March to July 2016, collecting data through survey of ambulatory production in this period. The specific objectives were: describe user's profiles; to evaluate the number of necessary appointments for the completion of each specific case; verify if the tooth has the established prerequisites in the Specialties Manual on Oral Health (2008) and to assess the information in the reference and counterreference forms The study was cross-sectional and consisted of the analysis of the answers to a questionnaire applied to trainees related to each health care service provided in the CEO of Endodontics. We surveyed the attendances realized by the trainees during the period from March 2016 to July 2016 in the CEO of Endodontics of FO-UFRGS, referencedby the Primary Health Care. According to the data, user's profiles are female (71.43%), aged between 16-30 years (42.85%) and caucasian (76.20%). The molar teeth represent 61.92% of completed cases. The treatments were completed between2 and 3 appointments in 71.42% of the cases. In 76.19% of the cases the pacient wait edlessthan six months since the date of the requisition from the health unituntil receiving customized care. The communication between the primary health care and the secondary health care requires the implementation of strategies that can reduce the waiting time between appointments and to promote na increasingly more integral attentiionto the patient.application/pdfporEndodontiaCenter of dental specialtiesEndodonticsPerfil do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas de Endodontia da FO-UFRGS no primeiro semestre de 2016Profile of attendance in the center of dental specialties endodontics from FO-UFRGS in the first half of 2016 info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2016Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015960.pdf001015960.pdfTexto completoapplication/pdf648102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156574/1/001015960.pdf06fbf59ce1e3491c25730252346b0701MD51TEXT001015960.pdf.txt001015960.pdf.txtExtracted Texttext/plain39198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156574/2/001015960.pdf.txt43b5c337bbc27d6de61fa6a7ef77d08dMD52THUMBNAIL001015960.pdf.jpg001015960.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156574/3/001015960.pdf.jpgf8a3d268cc1d639916b419de0b14595fMD5310183/1565742018-10-25 09:30:35.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:30:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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