Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Natália Pagot
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234318
Resumo: Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Porto Alegre. Valendo-se de questionamentos, o projeto trabalhou a identidade étnico-racial e suas implicações e constatou que, tratar desse tema no ensino de Ciências, promove uma educação antirracista, de equidade e de valorização dos sujeitos.
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