Estudo sobre a utilização de diferentes pistas de atrito em discos de freio utilizados em um tribômetro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60596 |
Resumo: | Este trabalho avalia, a partir de testes experimentais realizados em um tribômetro, a possibilidade de utilizar duas pistas de atrito sobre cada face do disco de freio bem como a reutilização da mesma pista de atrito diversas vezes, visando a economia de discos e consequente redução de custo dos ensaios. O ensaio consistia em realizar o processo de fricção sobre duas pistas de atrito, localizadas em raios de 33 mm e 51 mm. Foram ensaiados 8 corpos de prova do mesmo material de fricção e cada ensaio foi composto por 76 frenagens, realizados em diferentes patamares de temperatura. A significância da repetição de ensaios na mesma pista e da utilização de duas pistas de escorregamento foi feita utilizando-se a ferramenta estatística ANOVA e o cálculo da variabilidade dos resultados de atrito. Concluiu-se que o estado da pista teve pouca influência sobre a variabilidade dos resultados e a prática de utilização de uma mesma pista para vários ensaios pode ser utilizada, desde que seja aceita uma variabilidade média máxima de 2,5%. Para o caso de alteração do raio, esta variabilidade máxima foi maior, 6,7%. |
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Giacomelli, Jonas FantinFerreira, Ney Francisco2012-11-02T01:37:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/60596000859986Este trabalho avalia, a partir de testes experimentais realizados em um tribômetro, a possibilidade de utilizar duas pistas de atrito sobre cada face do disco de freio bem como a reutilização da mesma pista de atrito diversas vezes, visando a economia de discos e consequente redução de custo dos ensaios. O ensaio consistia em realizar o processo de fricção sobre duas pistas de atrito, localizadas em raios de 33 mm e 51 mm. Foram ensaiados 8 corpos de prova do mesmo material de fricção e cada ensaio foi composto por 76 frenagens, realizados em diferentes patamares de temperatura. A significância da repetição de ensaios na mesma pista e da utilização de duas pistas de escorregamento foi feita utilizando-se a ferramenta estatística ANOVA e o cálculo da variabilidade dos resultados de atrito. Concluiu-se que o estado da pista teve pouca influência sobre a variabilidade dos resultados e a prática de utilização de uma mesma pista para vários ensaios pode ser utilizada, desde que seja aceita uma variabilidade média máxima de 2,5%. Para o caso de alteração do raio, esta variabilidade máxima foi maior, 6,7%.This paper evaluates, through experimental tests performed on a tribometer, the possibility of using two friction tracks on each side of a brake disc and also reuse the same friction track several times. This is done aiming the economy of the discs and the consequent cost reduction in the tests. The experiments were carry out on a friction track located on a smaller radius of the disc and also on a larger radius, 33 mm and 51 mm, respectively. Eight samples from the same friction material were tested, where each test consists of 76 stop braking, carried out under different levels of temperature. Significance of the tests on the same friction track and also on the use of two different friction tracks were evaluated by means of Analysis of Variance (ANOVA) and through the variability of the friction results. It was possible to conclude that the condition of the friction track caused a small influence on the variability of the results and the same friction track can be used more than once, since 2,5 % of variability is accepted. In the case of different radius, the maximum variability was larger, 6,7%.application/pdfporEngenharia mecânicaTribologyFriction materialsTribometerEstudo sobre a utilização de diferentes pistas de atrito em discos de freio utilizados em um tribômetroStudy about the use of different friction tracks in brake discs by means of a tribometer info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859986.pdf000859986.pdfTexto completoapplication/pdf944647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60596/1/000859986.pdfa7e86709edd06a25158a0de8e06832f4MD51TEXT000859986.pdf.txt000859986.pdf.txtExtracted Texttext/plain44951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60596/2/000859986.pdf.txtfa4284e8f9a9759a7ee485608c48cd7cMD52THUMBNAIL000859986.pdf.jpg000859986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60596/3/000859986.pdf.jpg2a8a8df78c028ed056ef1934b5e35217MD5310183/605962018-10-15 08:42:03.603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:42:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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