Estudo sobre a utilização de diferentes pistas de atrito em discos de freio utilizados em um tribômetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomelli, Jonas Fantin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60596
Resumo: Este trabalho avalia, a partir de testes experimentais realizados em um tribômetro, a possibilidade de utilizar duas pistas de atrito sobre cada face do disco de freio bem como a reutilização da mesma pista de atrito diversas vezes, visando a economia de discos e consequente redução de custo dos ensaios. O ensaio consistia em realizar o processo de fricção sobre duas pistas de atrito, localizadas em raios de 33 mm e 51 mm. Foram ensaiados 8 corpos de prova do mesmo material de fricção e cada ensaio foi composto por 76 frenagens, realizados em diferentes patamares de temperatura. A significância da repetição de ensaios na mesma pista e da utilização de duas pistas de escorregamento foi feita utilizando-se a ferramenta estatística ANOVA e o cálculo da variabilidade dos resultados de atrito. Concluiu-se que o estado da pista teve pouca influência sobre a variabilidade dos resultados e a prática de utilização de uma mesma pista para vários ensaios pode ser utilizada, desde que seja aceita uma variabilidade média máxima de 2,5%. Para o caso de alteração do raio, esta variabilidade máxima foi maior, 6,7%.
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