Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffacciolli, Rosana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lopes, Marta Júlia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/38473
Resumo: Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos.
id UFRGS-2_ecebbb8833b4ab12f9671f60789b1937
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38473
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maffacciolli, RosanaLopes, Marta Júlia Marques2012-03-31T01:21:04Z20050103-2100http://hdl.handle.net/10183/38473000634564Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos.This is an assistance project for the implementation of a group focusing dietary reeducation and life quality within ‘Programa de Saúde da Família de Porto Alegre’, a family health program. The objective of this proposal was the introduction of group practices to both educate on and prevent health disorders associated with feeding through group dynamics. Group activities have been described in a field diary. This enabled the research team to contemplate not only the particular specifics of actions but also the reflective character triggered by the dynamics and reports collected. Therefore, assistance could be viewed under an educational focus, relying on elements such as the promotion of interpersonal relationships which converge to the establishment of trust and self-determination. In this way, there was an investment in the development of a favorable environment for the revision of behaviors and conditionings.Se trata de un proyecto asistencial que visó a la implantación de un grupo con enfoque en la reeducación alimentar y en la cualidad de vida en el ámbito de un Programa de Salud da Familia de Porto Alegre. El objetivo de esa propuesta fue la introducción de prácticas de grupo orientadas para la educación-prevención de daños a la salud, centradas en el componente alimentar, a través de dinámicas de grupo. Las actividades de grupo fueron descritas en diario de campo lo que posibilitó contemplar no solamente las especificidades objetivas de esas acciones, sino el carácter reflexivo de las dinámicas y testigos recogidos. Por lo tanto, se puede visualizar la asistencia bajo el foco educativo, apoyándose en elementos como la promoción de las relaciones interpersonales que convergen para el establecimiento de confianza y autodeterminación. De esa forma, se invistió en la creación de un ambiente favorable para la revisión de comportamientos y condicionamientos decurrentes de los mismos.application/pdfporActa Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2005), p. 439-445Serviços básicos de saúdeEducação em saúdeGroup practiceBasic health servicesHealth educationPractica de grupoServicios básicos de la saludEducación en saludEducação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupoHealth education : dietary guidance through group activitiesEducación en salud : la orientación alimentar a través de actividades de grupoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000634564.pdf.txt000634564.pdf.txtExtracted Texttext/plain35165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/2/000634564.pdf.txt8baac6e06f79009959fdb498455accbbMD52ORIGINAL000634564.pdf000634564.pdfTexto completoapplication/pdf48363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/1/000634564.pdf0cace139de5864b98c047013b6fd361eMD51THUMBNAIL000634564.pdf.jpg000634564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/3/000634564.pdf.jpg7d058a771e34470cc8b8182eb905fc42MD5310183/384732018-10-10 08:07:09.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:07:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health education : dietary guidance through group activities
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación en salud : la orientación alimentar a través de actividades de grupo
title Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
spellingShingle Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
Maffacciolli, Rosana
Serviços básicos de saúde
Educação em saúde
Group practice
Basic health services
Health education
Practica de grupo
Servicios básicos de la salud
Educación en salud
title_short Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
title_full Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
title_fullStr Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
title_full_unstemmed Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
title_sort Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
author Maffacciolli, Rosana
author_facet Maffacciolli, Rosana
Lopes, Marta Júlia Marques
author_role author
author2 Lopes, Marta Júlia Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffacciolli, Rosana
Lopes, Marta Júlia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços básicos de saúde
Educação em saúde
topic Serviços básicos de saúde
Educação em saúde
Group practice
Basic health services
Health education
Practica de grupo
Servicios básicos de la salud
Educación en salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Group practice
Basic health services
Health education
dc.subject.spa.fl_str_mv Practica de grupo
Servicios básicos de la salud
Educación en salud
description Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-31T01:21:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/38473
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-2100
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000634564
identifier_str_mv 0103-2100
000634564
url http://hdl.handle.net/10183/38473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2005), p. 439-445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/2/000634564.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/1/000634564.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/3/000634564.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8baac6e06f79009959fdb498455accbb
0cace139de5864b98c047013b6fd361e
7d058a771e34470cc8b8182eb905fc42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487136810303488