Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/38473 |
Resumo: | Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos. |
id |
UFRGS-2_ecebbb8833b4ab12f9671f60789b1937 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38473 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maffacciolli, RosanaLopes, Marta Júlia Marques2012-03-31T01:21:04Z20050103-2100http://hdl.handle.net/10183/38473000634564Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos.This is an assistance project for the implementation of a group focusing dietary reeducation and life quality within ‘Programa de Saúde da Família de Porto Alegre’, a family health program. The objective of this proposal was the introduction of group practices to both educate on and prevent health disorders associated with feeding through group dynamics. Group activities have been described in a field diary. This enabled the research team to contemplate not only the particular specifics of actions but also the reflective character triggered by the dynamics and reports collected. Therefore, assistance could be viewed under an educational focus, relying on elements such as the promotion of interpersonal relationships which converge to the establishment of trust and self-determination. In this way, there was an investment in the development of a favorable environment for the revision of behaviors and conditionings.Se trata de un proyecto asistencial que visó a la implantación de un grupo con enfoque en la reeducación alimentar y en la cualidad de vida en el ámbito de un Programa de Salud da Familia de Porto Alegre. El objetivo de esa propuesta fue la introducción de prácticas de grupo orientadas para la educación-prevención de daños a la salud, centradas en el componente alimentar, a través de dinámicas de grupo. Las actividades de grupo fueron descritas en diario de campo lo que posibilitó contemplar no solamente las especificidades objetivas de esas acciones, sino el carácter reflexivo de las dinámicas y testigos recogidos. Por lo tanto, se puede visualizar la asistencia bajo el foco educativo, apoyándose en elementos como la promoción de las relaciones interpersonales que convergen para el establecimiento de confianza y autodeterminación. De esa forma, se invistió en la creación de un ambiente favorable para la revisión de comportamientos y condicionamientos decurrentes de los mismos.application/pdfporActa Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2005), p. 439-445Serviços básicos de saúdeEducação em saúdeGroup practiceBasic health servicesHealth educationPractica de grupoServicios básicos de la saludEducación en saludEducação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupoHealth education : dietary guidance through group activitiesEducación en salud : la orientación alimentar a través de actividades de grupoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000634564.pdf.txt000634564.pdf.txtExtracted Texttext/plain35165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/2/000634564.pdf.txt8baac6e06f79009959fdb498455accbbMD52ORIGINAL000634564.pdf000634564.pdfTexto completoapplication/pdf48363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/1/000634564.pdf0cace139de5864b98c047013b6fd361eMD51THUMBNAIL000634564.pdf.jpg000634564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/3/000634564.pdf.jpg7d058a771e34470cc8b8182eb905fc42MD5310183/384732018-10-10 08:07:09.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:07:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Health education : dietary guidance through group activities |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación en salud : la orientación alimentar a través de actividades de grupo |
title |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
spellingShingle |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo Maffacciolli, Rosana Serviços básicos de saúde Educação em saúde Group practice Basic health services Health education Practica de grupo Servicios básicos de la salud Educación en salud |
title_short |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
title_full |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
title_fullStr |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
title_sort |
Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo |
author |
Maffacciolli, Rosana |
author_facet |
Maffacciolli, Rosana Lopes, Marta Júlia Marques |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Marta Júlia Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maffacciolli, Rosana Lopes, Marta Júlia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços básicos de saúde Educação em saúde |
topic |
Serviços básicos de saúde Educação em saúde Group practice Basic health services Health education Practica de grupo Servicios básicos de la salud Educación en salud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Group practice Basic health services Health education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Practica de grupo Servicios básicos de la salud Educación en salud |
description |
Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-31T01:21:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/38473 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000634564 |
identifier_str_mv |
0103-2100 000634564 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/38473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2005), p. 439-445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/2/000634564.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/1/000634564.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38473/3/000634564.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8baac6e06f79009959fdb498455accbb 0cace139de5864b98c047013b6fd361e 7d058a771e34470cc8b8182eb905fc42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487136810303488 |