O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Jéssica Lopes Soares de, Rossoni, Eloá, Bulgarelli, Alexandre Fávero, Santos, Camila Mello dos, Pilotto, Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268365
Resumo: O Decreto Legislativo n. 6/2020 reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública em razão da COVID-19, o que suscitou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior. O objetivo deste relato foi descrever e analisar a experiência de docentes e estudantes de graduação em Odontologia nos estágios curriculares na Atenção Primária à Saúde (APS) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um relato de experiência de docentes e monitoras com três turmas do penúltimo semestre de um curso diurno de Odontologia, no período letivo entre 2020/1 a 2021/2, totalizando 109 estudantes. Foram consultados documentos institucionais e registros dos docentes sobre as atividades de ensino. O método utilizado foi o de Sistematização de Experiências. Em agosto de 2020, com o início do ERE, o percurso do estágio foi reorganizado e a carga horária redistribuída, com os estudantes sendo preparados para posterior atuação na APS. A partir de janeiro de 2021, o estágio, que enfrentou desafios e reinvenções, foi desenvolvido na modalidade híbrida com vivências práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em relação aos desafios, destacam-se a capacitação para o ensino virtual; o aprendizado de lidar com as vidas perdidas; a rescisão de contratos dos profissionais das UBS, o número restrito de serviços para atender as turmas acumuladas e a expectativa de atuação clínica dos estudantes versus as restrições sanitárias. Relacionado às reinvenções, destacam-se o preenchimento e assinatura dos termos virtualmente e abertura de campos de estágio nas cidades do interior. As reconfigurações do estágio buscaram a integração entre a teoria e a prática e possibilitaram, além da formatura dos estudantes, a aquisição do arcabouço didático-pedagógico para o desenvolvimento de competências profissionais
id UFRGS-2_ede3c8e6ebc62a73bd9eace04bad8fc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268365
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo deSoares, Jéssica Lopes Soares deRossoni, EloáBulgarelli, Alexandre FáveroSantos, Camila Mello dosPilotto, Luciane Maria2023-12-13T03:26:04Z20231679-5954http://hdl.handle.net/10183/268365001189530O Decreto Legislativo n. 6/2020 reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública em razão da COVID-19, o que suscitou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior. O objetivo deste relato foi descrever e analisar a experiência de docentes e estudantes de graduação em Odontologia nos estágios curriculares na Atenção Primária à Saúde (APS) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um relato de experiência de docentes e monitoras com três turmas do penúltimo semestre de um curso diurno de Odontologia, no período letivo entre 2020/1 a 2021/2, totalizando 109 estudantes. Foram consultados documentos institucionais e registros dos docentes sobre as atividades de ensino. O método utilizado foi o de Sistematização de Experiências. Em agosto de 2020, com o início do ERE, o percurso do estágio foi reorganizado e a carga horária redistribuída, com os estudantes sendo preparados para posterior atuação na APS. A partir de janeiro de 2021, o estágio, que enfrentou desafios e reinvenções, foi desenvolvido na modalidade híbrida com vivências práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em relação aos desafios, destacam-se a capacitação para o ensino virtual; o aprendizado de lidar com as vidas perdidas; a rescisão de contratos dos profissionais das UBS, o número restrito de serviços para atender as turmas acumuladas e a expectativa de atuação clínica dos estudantes versus as restrições sanitárias. Relacionado às reinvenções, destacam-se o preenchimento e assinatura dos termos virtualmente e abertura de campos de estágio nas cidades do interior. As reconfigurações do estágio buscaram a integração entre a teoria e a prática e possibilitaram, além da formatura dos estudantes, a aquisição do arcabouço didático-pedagógico para o desenvolvimento de competências profissionaisThe Law Decree n. 6/2020 recognized the occurrence of public calamity due to COVID-19, which led to the interruption of in-person activities in higher education institutions. The aim of this report is to describe and analyze the experience of professors and undergraduate Dentistry students in curricular internships in Primary Health Care (PHC) during Emergency Distance Learning (EDL). This paper reports the experience of professors and monitors with three classes from the last but one semester of adaytime Dentistry course in the academic period between 2020/1 and 2021/2, adding up to 109 students. Institutional documents and professors' records on teaching activities were consulted. The method used was Systematization of Experiences. In August 2020, with the onset of EDL, the internship was reorganized, and the workload redistributed, preparing the students for later work at PHC. After January 2021, the internship, which faced challenges and reinventions, was developed in hybrid modality with practical experiences in Basic Health Units (UBS). Regarding the challenges, the training for virtual teaching is highlighted, as well as learning to deal with lost lives, the termination of contracts of UBS professionals, the restricted number of services to assist the accumulated classes and the expectation of clinical performance of students as opposed to the health restrictions. Concerning the reinventions, the most outstanding are filling and signing terms virtually and opening internship fields in countryside cities. The reconfigurations of internship aimed at the integration between theory and practice; besides the students' graduation, it enabled the acquisition of didactic-pedagogical framework for the development of professional skillsDecreto Legislativo núm. 6/2020 reconoció la ocurrencia de un estado de calamidad pública por causa del COVID-19, que motivó la suspensión de actividades presenciales en las instituciones de educación superior. El objetivo de este informe fue describir y analizar la experiencia de profesores y estudiantes de pregrado en Odontología en prácticas curriculares en Atención Primaria a la Salud (APS) durante la Educación a Distancia de Emergencia (ERE). Se trata de un informe de la experiencia de docentes y monitores con tres clases del penúltimo semestre de una carrera diurna de Odontología, en el periodo académico comprendido entre 2020/1 y 2021/2, totalizando 109 estudiantes. Se consultaron documentos institucionales y registros docentes sobre la actividad docente. El método utilizado fue la Sistematización de Experiencias. En agosto de 2020, con el inicio del ERE, se reorganizó la ruta de prácticas y se redistribuyó la carga horaria, preparándose los estudiantes para su posterior trabajo en la APS. A partir de enero de 2021, la pasantía, que enfrentó desafíos y reinvenciones, se desarrolló en una modalidad híbrida con experiencias prácticas en Unidades Básicas de Salud (UBS). En cuanto a los desafíos, destaca la formación para la docencia virtual; aprender a lidiar con las vidas perdidas; la rescisión de contratos de los profesionales de la UBS, la restricción del número de servicios para atender las clases acumuladas y la expectativa de desempeño clínico de los estudiantes versus las restricciones sanitarias. Enrelación con las reinvenciones, las más destacadas son la cumplimentación y firma de plazos de forma virtual y la apertura de campamentos de pasantías en ciudades del interior Las reconfiguraciones de la pasantía buscaron la integración entre teoría y práctica y permitieron, además de la graduación de los estudiantes, la adquisición del marco didáctico-pedagógico para el desarrollo de habilidades profesionalesapplication/pdfporRevista da ABENO. Vol. 23, no. 1 (2023), p. 1 - 12Atenção primária à saúdeApoio ao Desenvolvimento de Recursos HumanosEstudantes de odontologiaCOVID-19Primary Health CareInternshipsDentistryAtención Primaria de SaludPasantíasOdontologíaCOVID-19O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em OdontologiaLa pasantía curricular en atención primaria de salud durante la pandemia COVID-19 : desafíos y reinvenciones para la formación en OdontologíaThe curricular internship in primary health care during the COVID-19 pandemic : challenges and reinventions for Dentistry educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189530.pdf.txt001189530.pdf.txtExtracted Texttext/plain50936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268365/2/001189530.pdf.txt623b4bbffbacdb5728220d3f8f3e284fMD52ORIGINAL001189530.pdfTexto completoapplication/pdf326773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268365/1/001189530.pdf295b8ca218be1113c58c5fabe43ae9afMD5110183/2683652023-12-14 04:24:16.368312oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-14T06:24:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La pasantía curricular en atención primaria de salud durante la pandemia COVID-19 : desafíos y reinvenciones para la formación en Odontología
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The curricular internship in primary health care during the COVID-19 pandemic : challenges and reinventions for Dentistry education
title O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
spellingShingle O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
Atenção primária à saúde
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estudantes de odontologia
COVID-19
Primary Health Care
Internships
Dentistry
Atención Primaria de Salud
Pasantías
Odontología
COVID-19
title_short O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
title_full O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
title_fullStr O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
title_full_unstemmed O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
title_sort O estágio curricular na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19 desafios e reinvenções para a formação em Odontologia
author Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
author_facet Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
Soares, Jéssica Lopes Soares de
Rossoni, Eloá
Bulgarelli, Alexandre Fávero
Santos, Camila Mello dos
Pilotto, Luciane Maria
author_role author
author2 Soares, Jéssica Lopes Soares de
Rossoni, Eloá
Bulgarelli, Alexandre Fávero
Santos, Camila Mello dos
Pilotto, Luciane Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
Soares, Jéssica Lopes Soares de
Rossoni, Eloá
Bulgarelli, Alexandre Fávero
Santos, Camila Mello dos
Pilotto, Luciane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estudantes de odontologia
COVID-19
topic Atenção primária à saúde
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estudantes de odontologia
COVID-19
Primary Health Care
Internships
Dentistry
Atención Primaria de Salud
Pasantías
Odontología
COVID-19
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary Health Care
Internships
Dentistry
dc.subject.spa.fl_str_mv Atención Primaria de Salud
Pasantías
Odontología
COVID-19
description O Decreto Legislativo n. 6/2020 reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública em razão da COVID-19, o que suscitou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior. O objetivo deste relato foi descrever e analisar a experiência de docentes e estudantes de graduação em Odontologia nos estágios curriculares na Atenção Primária à Saúde (APS) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um relato de experiência de docentes e monitoras com três turmas do penúltimo semestre de um curso diurno de Odontologia, no período letivo entre 2020/1 a 2021/2, totalizando 109 estudantes. Foram consultados documentos institucionais e registros dos docentes sobre as atividades de ensino. O método utilizado foi o de Sistematização de Experiências. Em agosto de 2020, com o início do ERE, o percurso do estágio foi reorganizado e a carga horária redistribuída, com os estudantes sendo preparados para posterior atuação na APS. A partir de janeiro de 2021, o estágio, que enfrentou desafios e reinvenções, foi desenvolvido na modalidade híbrida com vivências práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em relação aos desafios, destacam-se a capacitação para o ensino virtual; o aprendizado de lidar com as vidas perdidas; a rescisão de contratos dos profissionais das UBS, o número restrito de serviços para atender as turmas acumuladas e a expectativa de atuação clínica dos estudantes versus as restrições sanitárias. Relacionado às reinvenções, destacam-se o preenchimento e assinatura dos termos virtualmente e abertura de campos de estágio nas cidades do interior. As reconfigurações do estágio buscaram a integração entre a teoria e a prática e possibilitaram, além da formatura dos estudantes, a aquisição do arcabouço didático-pedagógico para o desenvolvimento de competências profissionais
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T03:26:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268365
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189530
identifier_str_mv 1679-5954
001189530
url http://hdl.handle.net/10183/268365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. Vol. 23, no. 1 (2023), p. 1 - 12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268365/2/001189530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268365/1/001189530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 623b4bbffbacdb5728220d3f8f3e284f
295b8ca218be1113c58c5fabe43ae9af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487582394286080