Aperfeiçoamento do disco de fricção utilizado em um sistema de freio de uma talha elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Simeão Ribeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109219
Resumo: Devido à escassa literatura acadêmica sobre sistemas de freio utilizados em equipamentos de elevação de carga, este trabalho mostra quais são e como funcionam os principais tipos de freio utilizados para esse fim. A motivação para esse estudo surgiu pelo envolvimento direto nas atividades de uma empresa que fabrica equipamentos de elevação e transporte de cargas e, em um dos modelos do equipamento, o disco de fricção do sistema de freio da elevação (item de manutenção básica) tem apresentado um desgaste excessivo. Além do estudo dos sistemas de freio propõe-se substituir o material atritante do disco de fricção que tem apresentado problema, por um que suporte de maneira adequada às cargas impostas pelo sistema frenante do equipamento em questão, que é uma talha elétrica de capacidade de 12500 kgf. Para validação da substituição de material proposta, foram calculados os esforços que atuam sobre o disco de fricção nas condições em que ele trabalha, e então foram comparados com dados existentes de ensaios experimentais realizados com tribômetro em condições semelhantes, no Laboratório de Tribologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LATRIB-UFRGS). Ao realizar as devidas comparações constata-se que o material semi-metálico proposto suporta de maneira segura às solicitações, sendo indicado a sua utilização no sistema de freio analisado.
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