Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Gabriela Duarte de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero.
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