Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274016 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero. |
id |
UFRGS-2_f15f182ce71fd34273409f407dc12643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274016 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Gabriela Duarte deGodinho, Ana Cláudia Ferreira2024-03-22T05:05:18Z2024http://hdl.handle.net/10183/274016001198740Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero.application/pdfporLetramentoPrivação de liberdadeMedida socioeducativaNarrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198740.pdf.txt001198740.pdf.txtExtracted Texttext/plain109027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/2/001198740.pdf.txt5ba57dce0b711b369e5358b8082e59ddMD52ORIGINAL001198740.pdfTexto completoapplication/pdf446024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/1/001198740.pdfc1aefe112e35b74ed23c84318382a86eMD5110183/2740162024-03-23 04:59:36.661166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T07:59:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
title |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
spellingShingle |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade Assis, Gabriela Duarte de Letramento Privação de liberdade Medida socioeducativa |
title_short |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
title_full |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
title_fullStr |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
title_full_unstemmed |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
title_sort |
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade |
author |
Assis, Gabriela Duarte de |
author_facet |
Assis, Gabriela Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Gabriela Duarte de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
contributor_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Privação de liberdade Medida socioeducativa |
topic |
Letramento Privação de liberdade Medida socioeducativa |
description |
Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-22T05:05:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274016 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274016 |
identifier_str_mv |
001198740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/2/001198740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/1/001198740.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ba57dce0b711b369e5358b8082e59dd c1aefe112e35b74ed23c84318382a86e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224679731494912 |