Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas, Flores, Giovana Ely, Brum, Liege Machado, Scola, Maria Lucia, Buógo, Míriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164485
Resumo: O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.
id UFRGS-2_f1fca6e122bc814a006ab8da780a7ee4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164485
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Elisabeth de Fátima da SilvaPerdomini, Fernanda Rosa IndriunasFlores, Giovana ElyBrum, Liege MachadoScola, Maria LuciaBuógo, Míriam2017-07-28T02:33:26Z20070101-5575http://hdl.handle.net/10183/164485000791133O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.This paper presents the implementation of an education proposal in health care services for nursing professionals at Hospital de Clínicas in Porto Alegre, Brazil. It approaches the routes followed by educators in service from the Nursing Technical School in the sense of promoting changes in educational practices that had been performed based on the paradigm of continuing education. The proposal is based on the National Policy for Permanent Education for those working for the Brazilian Unified Health System and on the Health Humanization Policy of the Brazilian Health Ministry. This experiment aims at the creation of educational spaces that can bring about discussions and some reflection upon work processes by nursing teams. Under such perspective, changes in organization and attention focusing are built throughout everyday work, articulating between management, health care, teaching and research, aiming at overcoming the traditional concepts of education in health care and at consolidating a new paradigm in health education.application/pdfporRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27Educação em saúdeEducadores em saúdeEnfermagemHealth educationHealth educatorsNursingEducação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagemEducation in health care : a challenge to change in nursing care praxisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000791133.pdf000791133.pdfTexto completoapplication/pdf74358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/1/000791133.pdfed35d2ea6be55a141fb70452bfc1e9c8MD51TEXT000791133.pdf.txt000791133.pdf.txtExtracted Texttext/plain14695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/2/000791133.pdf.txt6720b7c40614481b78f886e27bc7ce30MD52THUMBNAIL000791133.pdf.jpg000791133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/3/000791133.pdf.jpge3cc337159d838d1d70bd90c08cf5084MD5310183/1644852018-10-17 07:42:19.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education in health care : a challenge to change in nursing care praxis
title Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
spellingShingle Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Educação em saúde
Educadores em saúde
Enfermagem
Health education
Health educators
Nursing
title_short Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
title_full Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
title_fullStr Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
title_full_unstemmed Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
title_sort Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
author Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
author_facet Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas
Flores, Giovana Ely
Brum, Liege Machado
Scola, Maria Lucia
Buógo, Míriam
author_role author
author2 Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas
Flores, Giovana Ely
Brum, Liege Machado
Scola, Maria Lucia
Buógo, Míriam
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas
Flores, Giovana Ely
Brum, Liege Machado
Scola, Maria Lucia
Buógo, Míriam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educadores em saúde
Enfermagem
topic Educação em saúde
Educadores em saúde
Enfermagem
Health education
Health educators
Nursing
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Health educators
Nursing
description O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T02:33:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164485
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-5575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000791133
identifier_str_mv 0101-5575
000791133
url http://hdl.handle.net/10183/164485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/1/000791133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/2/000791133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/3/000791133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed35d2ea6be55a141fb70452bfc1e9c8
6720b7c40614481b78f886e27bc7ce30
e3cc337159d838d1d70bd90c08cf5084
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224923465646080