Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klem, Ana Caroline do Couto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130652
Resumo: O presente trabalho discute quais os hábitos de consumo e os valores que os jovens de 15 a 24 anos da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, buscam quando se trata do consumo de vestuário de grandes marcas. Embasado no crescimento do poder de compra da classe C e combinado com o interesse de buscar novos patamares de consumo, pretende-se discutir de que maneira estes jovens se relacionam com as grandes marcas e o que esperam receber em troca do consumo das pessoas as quais estão presentes em suas relações sociais. Desta forma, foram entrevistados 12 jovens, todos moradores da região metropolitana e consumidores da classe C. No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa a fim de firmar um maior contato e detalhe nos dados coletados e suas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos da pesquisa. Pôde-se identificar que o consumo de grandes marcas de vestuário para o jovem está ligado a valores de poder, realização e tradição, pois identificam que esta relação garante a eles um maior reconhecimento da sociedade, segurança e autoestima nas suas relações sociais.
id UFRGS-2_f202b23ba94fc18547087d59937c3220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klem, Ana Caroline do CoutoNique, Walter Meucci2015-12-02T02:42:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/130652000978118O presente trabalho discute quais os hábitos de consumo e os valores que os jovens de 15 a 24 anos da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, buscam quando se trata do consumo de vestuário de grandes marcas. Embasado no crescimento do poder de compra da classe C e combinado com o interesse de buscar novos patamares de consumo, pretende-se discutir de que maneira estes jovens se relacionam com as grandes marcas e o que esperam receber em troca do consumo das pessoas as quais estão presentes em suas relações sociais. Desta forma, foram entrevistados 12 jovens, todos moradores da região metropolitana e consumidores da classe C. No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa a fim de firmar um maior contato e detalhe nos dados coletados e suas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos da pesquisa. Pôde-se identificar que o consumo de grandes marcas de vestuário para o jovem está ligado a valores de poder, realização e tradição, pois identificam que esta relação garante a eles um maior reconhecimento da sociedade, segurança e autoestima nas suas relações sociais.The present study discusses which consumer habits and values the young people – of 15 to 24 years of age, from the C class of Porto Alegre´s metropolitan region – seek when it comes to the consumption of major brand clothing. Based upon the rise of purchasing power of class C and combined with interest to seek new levels of consumption, it is intended to discuss how these young people relate to major brands and what they expect to receive in return for this relationship and their consumption, and also to discuss how the brands affect their interaction with the people present in their social lives. Thus, 12 young people were interviewed, being all residents of the metropolitan area and consumers from C class. With regard to methodology, a qualitative exploratory research was conducted in order to establish greater contact and detail on the data collected. Their answers were analyzed according to the research goals. It can be identified that the consumption of major clothing brands for the young people is connected to values such as power, achievement and tradition, as the relationship with these brands guarantee them a greater recognition and social security, as well as greater self-esteem in their social lives.application/pdfporHábitos de consumoDecisão de compraConsumer behaviorConsumptionValuesBrandsFashionAnálise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978118.pdf000978118.pdfTexto completoapplication/pdf676108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/1/000978118.pdfc768b18ff58ae3fbf49266058e040795MD51TEXT000978118.pdf.txt000978118.pdf.txtExtracted Texttext/plain142282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/2/000978118.pdf.txt0c444b8ba67967afdd992ea8ebf0a365MD52THUMBNAIL000978118.pdf.jpg000978118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/3/000978118.pdf.jpgbf21726da76ed1562aea60c548ad32f2MD5310183/1306522018-10-25 09:39:05.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:39:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
title Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
spellingShingle Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
Klem, Ana Caroline do Couto
Hábitos de consumo
Decisão de compra
Consumer behavior
Consumption
Values
Brands
Fashion
title_short Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
title_full Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
title_fullStr Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
title_full_unstemmed Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
title_sort Análise dos valores que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens da Classe C de Porto Alegre
author Klem, Ana Caroline do Couto
author_facet Klem, Ana Caroline do Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klem, Ana Caroline do Couto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de consumo
Decisão de compra
topic Hábitos de consumo
Decisão de compra
Consumer behavior
Consumption
Values
Brands
Fashion
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Consumption
Values
Brands
Fashion
description O presente trabalho discute quais os hábitos de consumo e os valores que os jovens de 15 a 24 anos da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, buscam quando se trata do consumo de vestuário de grandes marcas. Embasado no crescimento do poder de compra da classe C e combinado com o interesse de buscar novos patamares de consumo, pretende-se discutir de que maneira estes jovens se relacionam com as grandes marcas e o que esperam receber em troca do consumo das pessoas as quais estão presentes em suas relações sociais. Desta forma, foram entrevistados 12 jovens, todos moradores da região metropolitana e consumidores da classe C. No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa a fim de firmar um maior contato e detalhe nos dados coletados e suas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos da pesquisa. Pôde-se identificar que o consumo de grandes marcas de vestuário para o jovem está ligado a valores de poder, realização e tradição, pois identificam que esta relação garante a eles um maior reconhecimento da sociedade, segurança e autoestima nas suas relações sociais.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-02T02:42:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978118
url http://hdl.handle.net/10183/130652
identifier_str_mv 000978118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/1/000978118.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/2/000978118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130652/3/000978118.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c768b18ff58ae3fbf49266058e040795
0c444b8ba67967afdd992ea8ebf0a365
bf21726da76ed1562aea60c548ad32f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224495180021760