Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Caroline Sabrina Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183002
Resumo: A contrarreforma do Ensino Médio foi implementada pela Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, objetivando, além de outras mudanças, uma flexibilização do ensino médio, proporcionando ao aluno a possibilidade de escolha de uma trajetória de formação em uma área acadêmica ou técnica-profissional, a partir de seu percurso e projeto de vida, desde que seja assegurada uma base nacional de ensino. Este estudo teve como questão norteadora: Como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio? O objetivo principal deste estudo foi fazer uma análise da reformulação curricular a partir da expectativa dos gestores pedagógicos de escolas pertencentes a região de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com especial atenção para análise das percepções desses gestores na implantação do currículo de ciências da natureza. O estudo utilizou um método misto de pesquisa, que incluiu dados demográficos e análise estatística sobre o ensino médio na população jovem da Região Metropolitana de Porto Alegre, associados a uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas pertencentes a 12ª CRE. Os resultados encontrados permitem afirmar que gestões locais influenciam muito na escolarização de jovens de 15 a 17 anos em nível médio na Região Metropolitana de Porto Alegre, pois as diferenças encontradas entre os resultados nacionais, que se apresentam em constante crescente, e os resultados de Porto Alegre, que estão relativamente estacionados, demonstram que existe influência local nestes resultados, que pode ser derivada da falta de infraestrutura das escolas e capacitação docente para lidar com as constantes mudanças nas políticas públicas educacionais. Da mesma forma, as taxas de distorção de idade-série apresentaram uma variação grande de resultados, confirmando que existem influências bem regionalizadas e que elas variam ano a ano. Através das entrevistas, se percebe a falta de atuação oficial do governo na transmissão e preparo dos profissionais de educação sobre as novas mudanças propostas pelo novo ensino médio, o que gera neles confusão, falta de diretriz e até de desânimo. Apesar de a questão norteadora desta pesquisa ter sido entender como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio, verificou-se que, apesar de sua importância, há tantas outras questões preocupantes que envolvem estas mudanças, que não foi possível focar apenas nesta questão. De qualquer forma, é possível afirmar que a ausência destas disciplinas como parte da base nacional curricular é uma grande perda para os alunos, demonstrando um grande retrocesso, deixando de investir na formação do indivíduo, voltando a focar o interesse da educação na formação de material humano voltando para o mercado de trabalho.
id UFRGS-2_f48322290e96d9c97e1a23cb3e249dc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Caroline Sabrina BatistaMerlo, Aloir Antonio2018-10-02T02:34:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/183002001076562A contrarreforma do Ensino Médio foi implementada pela Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, objetivando, além de outras mudanças, uma flexibilização do ensino médio, proporcionando ao aluno a possibilidade de escolha de uma trajetória de formação em uma área acadêmica ou técnica-profissional, a partir de seu percurso e projeto de vida, desde que seja assegurada uma base nacional de ensino. Este estudo teve como questão norteadora: Como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio? O objetivo principal deste estudo foi fazer uma análise da reformulação curricular a partir da expectativa dos gestores pedagógicos de escolas pertencentes a região de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com especial atenção para análise das percepções desses gestores na implantação do currículo de ciências da natureza. O estudo utilizou um método misto de pesquisa, que incluiu dados demográficos e análise estatística sobre o ensino médio na população jovem da Região Metropolitana de Porto Alegre, associados a uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas pertencentes a 12ª CRE. Os resultados encontrados permitem afirmar que gestões locais influenciam muito na escolarização de jovens de 15 a 17 anos em nível médio na Região Metropolitana de Porto Alegre, pois as diferenças encontradas entre os resultados nacionais, que se apresentam em constante crescente, e os resultados de Porto Alegre, que estão relativamente estacionados, demonstram que existe influência local nestes resultados, que pode ser derivada da falta de infraestrutura das escolas e capacitação docente para lidar com as constantes mudanças nas políticas públicas educacionais. Da mesma forma, as taxas de distorção de idade-série apresentaram uma variação grande de resultados, confirmando que existem influências bem regionalizadas e que elas variam ano a ano. Através das entrevistas, se percebe a falta de atuação oficial do governo na transmissão e preparo dos profissionais de educação sobre as novas mudanças propostas pelo novo ensino médio, o que gera neles confusão, falta de diretriz e até de desânimo. Apesar de a questão norteadora desta pesquisa ter sido entender como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio, verificou-se que, apesar de sua importância, há tantas outras questões preocupantes que envolvem estas mudanças, que não foi possível focar apenas nesta questão. De qualquer forma, é possível afirmar que a ausência destas disciplinas como parte da base nacional curricular é uma grande perda para os alunos, demonstrando um grande retrocesso, deixando de investir na formação do indivíduo, voltando a focar o interesse da educação na formação de material humano voltando para o mercado de trabalho.The counter-reform of the High School was implemented by Law No. 13.415, of February 16, 2017, aiming, in addition to other changes, a flexibilization of secondary education, providing the student with the possibility of choosing a trajectory of training in an academic or technical-professional area, based on their course and project of life, provided that a national educational base is assured. This study had as a guiding question: How is the implementation of the curriculum of natural sciences in this New High School? The main objective of this study was to make an analysis of the curricular reformulation based on the expectation of the pedagogical managers of schools belonging to the region covered by the 12th Regional Education Coordination (CRE), with special attention to the analysis of the perceptions of these managers in the implementation of the curriculum of sciences of nature. This study used a mixed method of research, which included demographic data and statistical analysis on secondary education in the young population of Metropolitan Area of Porto Alegre, associated with a qualitative approach based on semi-structured interviews with school administrators belonging to the 12th CRE. The results found allow us to affirm that local management has a great influence on the schooling of young people aged 15 to 17 years in the middle level in Metropolitan Area of Porto Alegre, because the differences found between national results, which are constantly increasing, and the results of Porto Alegre, which are relatively stationary, show that there is local influence in these results, which can be derived from the lack of school infrastructure and teacher capacitation to deal with the constant changes in public educational policies. Likewise, the age-series distortion rates showed a large variation of results, confirming that there are well-regionalized influences and that they vary year by year. Through the interviews, one can perceive the total lack of official government action in the transmission and preparation of education professionals about the new changes proposed by the new high school, which creates in them confusion, lack of directive and even discouragement. Although the guiding question of this research was to understand how the implantation of the curriculum of natural sciences in this New High School was sustained, it was verified that, despite its importance, there are so many other worrisome questions that involve these changes, that it was not possible focus on this issue alone. In any case, it is possible to affirm that the absence of these disciplines as part of the national curricular base is a great loss for the students, showing a great setback, failing to invest in the formation of the individual, focusing again the interest of education in the formation of material return to the labor market.application/pdfporIsoxazolinasIsoxazolCicloadiçãoMesofasesHigh School Counter-ReformationTeaching WorkScience of NatureSíntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076562.pdfTexto completoapplication/pdf3924364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/1/001076562.pdfb069b3fbaaaae14bcf3fdb9342c1b077MD51TEXT001076562.pdf.txt001076562.pdf.txtExtracted Texttext/plain70596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/2/001076562.pdf.txte8cdd069a47bfc9668a5d8e521a15b8aMD52THUMBNAIL001076562.pdf.jpg001076562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/3/001076562.pdf.jpgcf3ed57615d06fa231223425f9e5ec40MD5310183/1830022018-10-05 08:02:50.851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:02:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
title Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
spellingShingle Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
Weber, Caroline Sabrina Batista
Isoxazolinas
Isoxazol
Cicloadição
Mesofases
High School Counter-Reformation
Teaching Work
Science of Nature
title_short Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
title_full Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
title_fullStr Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
title_full_unstemmed Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
title_sort Síntese e caracterização de cristais líquidos polares contendo os núcleos isoxazolina e isoxazol
author Weber, Caroline Sabrina Batista
author_facet Weber, Caroline Sabrina Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Caroline Sabrina Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Merlo, Aloir Antonio
contributor_str_mv Merlo, Aloir Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Isoxazolinas
Isoxazol
Cicloadição
Mesofases
topic Isoxazolinas
Isoxazol
Cicloadição
Mesofases
High School Counter-Reformation
Teaching Work
Science of Nature
dc.subject.eng.fl_str_mv High School Counter-Reformation
Teaching Work
Science of Nature
description A contrarreforma do Ensino Médio foi implementada pela Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, objetivando, além de outras mudanças, uma flexibilização do ensino médio, proporcionando ao aluno a possibilidade de escolha de uma trajetória de formação em uma área acadêmica ou técnica-profissional, a partir de seu percurso e projeto de vida, desde que seja assegurada uma base nacional de ensino. Este estudo teve como questão norteadora: Como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio? O objetivo principal deste estudo foi fazer uma análise da reformulação curricular a partir da expectativa dos gestores pedagógicos de escolas pertencentes a região de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com especial atenção para análise das percepções desses gestores na implantação do currículo de ciências da natureza. O estudo utilizou um método misto de pesquisa, que incluiu dados demográficos e análise estatística sobre o ensino médio na população jovem da Região Metropolitana de Porto Alegre, associados a uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas pertencentes a 12ª CRE. Os resultados encontrados permitem afirmar que gestões locais influenciam muito na escolarização de jovens de 15 a 17 anos em nível médio na Região Metropolitana de Porto Alegre, pois as diferenças encontradas entre os resultados nacionais, que se apresentam em constante crescente, e os resultados de Porto Alegre, que estão relativamente estacionados, demonstram que existe influência local nestes resultados, que pode ser derivada da falta de infraestrutura das escolas e capacitação docente para lidar com as constantes mudanças nas políticas públicas educacionais. Da mesma forma, as taxas de distorção de idade-série apresentaram uma variação grande de resultados, confirmando que existem influências bem regionalizadas e que elas variam ano a ano. Através das entrevistas, se percebe a falta de atuação oficial do governo na transmissão e preparo dos profissionais de educação sobre as novas mudanças propostas pelo novo ensino médio, o que gera neles confusão, falta de diretriz e até de desânimo. Apesar de a questão norteadora desta pesquisa ter sido entender como se sustenta a implantação do currículo de ciências da natureza neste Novo Ensino Médio, verificou-se que, apesar de sua importância, há tantas outras questões preocupantes que envolvem estas mudanças, que não foi possível focar apenas nesta questão. De qualquer forma, é possível afirmar que a ausência destas disciplinas como parte da base nacional curricular é uma grande perda para os alunos, demonstrando um grande retrocesso, deixando de investir na formação do indivíduo, voltando a focar o interesse da educação na formação de material humano voltando para o mercado de trabalho.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-02T02:34:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076562
url http://hdl.handle.net/10183/183002
identifier_str_mv 001076562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/1/001076562.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/2/001076562.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183002/3/001076562.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b069b3fbaaaae14bcf3fdb9342c1b077
e8cdd069a47bfc9668a5d8e521a15b8a
cf3ed57615d06fa231223425f9e5ec40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558862139392