Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion

Bibliographic Details
Main Author: Cortez, Luana Mestieri Cunha
Publication Date: 2011
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/77509
Summary: A gestão de pessoas é um grande desafio para as empresas, que buscam conciliar a produtividade com a satisfação de seus funcionários. Reter profissionais qualificados e mantê-los motivados a desenvolver um bom trabalho são elementos vitais para o sucesso da empresa. O tema motivação possui, portanto, grande relevância no contexto organizacional atual, e consequentemente, ocorre o aumento da demanda por informações sobre este tema. No setor bancário atualmente, grande parte dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições são muito similares, fazendo com que a atuação do trabalhador bancário junto ao público seja o diferencial para a escolha da instituição bancária pelos indivíduos Esta pesquisa se propõe a contribuir com esta área de estudo e seu objetivo geral é identificar quais são os fatores que influenciam a motivação dos colaboradores da área de cadastro Pessoa Jurídica da região Sul- Centro de Suporte Operacional- Banco Lion, de modo a gerar maior satisfação pessoal. A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg foi escolhida para dar a fundamentação teórica ao trabalho. A coleta de dados foi realizada através de um questionário que foi respondido por 81% dos funcionários do setor estudado. Buscou-se através da análise dos dados, verificar quais os fatores que contribuem para a motivação dos funcionários. Os resultados obtidos, de modo geral, revelaram que a maioria dos colaboradores do setor pesquisado está satisfeito com o exercício da sua atividade, bem como com o seu ambiente de trabalho. Os fatores motivacionais realização e relacionamento entre o gestor e subordinado foram os que apresentaram maior satisfação entre os respondentes.
id UFRGS-2_f89ffe352364c524b6b425d303f47b62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cortez, Luana Mestieri CunhaCarrion, Rosinha da Silva Machado2013-08-30T01:47:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/77509000895583A gestão de pessoas é um grande desafio para as empresas, que buscam conciliar a produtividade com a satisfação de seus funcionários. Reter profissionais qualificados e mantê-los motivados a desenvolver um bom trabalho são elementos vitais para o sucesso da empresa. O tema motivação possui, portanto, grande relevância no contexto organizacional atual, e consequentemente, ocorre o aumento da demanda por informações sobre este tema. No setor bancário atualmente, grande parte dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições são muito similares, fazendo com que a atuação do trabalhador bancário junto ao público seja o diferencial para a escolha da instituição bancária pelos indivíduos Esta pesquisa se propõe a contribuir com esta área de estudo e seu objetivo geral é identificar quais são os fatores que influenciam a motivação dos colaboradores da área de cadastro Pessoa Jurídica da região Sul- Centro de Suporte Operacional- Banco Lion, de modo a gerar maior satisfação pessoal. A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg foi escolhida para dar a fundamentação teórica ao trabalho. A coleta de dados foi realizada através de um questionário que foi respondido por 81% dos funcionários do setor estudado. Buscou-se através da análise dos dados, verificar quais os fatores que contribuem para a motivação dos funcionários. Os resultados obtidos, de modo geral, revelaram que a maioria dos colaboradores do setor pesquisado está satisfeito com o exercício da sua atividade, bem como com o seu ambiente de trabalho. Os fatores motivacionais realização e relacionamento entre o gestor e subordinado foram os que apresentaram maior satisfação entre os respondentes.application/pdfporGestão de pessoasMotivaçãoSetor bancárioAnálise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895583.pdf000895583.pdfTexto completoapplication/pdf749034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/1/000895583.pdf657bf395e769d5770515b81f8f4d9046MD51TEXT000895583.pdf.txt000895583.pdf.txtExtracted Texttext/plain84340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/2/000895583.pdf.txte9e227bbe8861202b196e66b7543b4cdMD52THUMBNAIL000895583.pdf.jpg000895583.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/3/000895583.pdf.jpg7ad82402ccfe1cbb112bcf66ac0df993MD5310183/775092018-10-17 08:02:14.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
title Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
spellingShingle Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
Cortez, Luana Mestieri Cunha
Gestão de pessoas
Motivação
Setor bancário
title_short Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
title_full Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
title_fullStr Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
title_full_unstemmed Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
title_sort Análise da satisfação dos funcionários do setor de cadastro Pessoa Jurídica do Banco Lion
author Cortez, Luana Mestieri Cunha
author_facet Cortez, Luana Mestieri Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Luana Mestieri Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
contributor_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Motivação
Setor bancário
topic Gestão de pessoas
Motivação
Setor bancário
description A gestão de pessoas é um grande desafio para as empresas, que buscam conciliar a produtividade com a satisfação de seus funcionários. Reter profissionais qualificados e mantê-los motivados a desenvolver um bom trabalho são elementos vitais para o sucesso da empresa. O tema motivação possui, portanto, grande relevância no contexto organizacional atual, e consequentemente, ocorre o aumento da demanda por informações sobre este tema. No setor bancário atualmente, grande parte dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições são muito similares, fazendo com que a atuação do trabalhador bancário junto ao público seja o diferencial para a escolha da instituição bancária pelos indivíduos Esta pesquisa se propõe a contribuir com esta área de estudo e seu objetivo geral é identificar quais são os fatores que influenciam a motivação dos colaboradores da área de cadastro Pessoa Jurídica da região Sul- Centro de Suporte Operacional- Banco Lion, de modo a gerar maior satisfação pessoal. A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg foi escolhida para dar a fundamentação teórica ao trabalho. A coleta de dados foi realizada através de um questionário que foi respondido por 81% dos funcionários do setor estudado. Buscou-se através da análise dos dados, verificar quais os fatores que contribuem para a motivação dos funcionários. Os resultados obtidos, de modo geral, revelaram que a maioria dos colaboradores do setor pesquisado está satisfeito com o exercício da sua atividade, bem como com o seu ambiente de trabalho. Os fatores motivacionais realização e relacionamento entre o gestor e subordinado foram os que apresentaram maior satisfação entre os respondentes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-30T01:47:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895583
url http://hdl.handle.net/10183/77509
identifier_str_mv 000895583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/1/000895583.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/2/000895583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77509/3/000895583.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 657bf395e769d5770515b81f8f4d9046
e9e227bbe8861202b196e66b7543b4cd
7ad82402ccfe1cbb112bcf66ac0df993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486773774417920