Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181630 |
Resumo: | Neste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, percepção, memória, linguagem, calculias, praxias e funções executivas. Participaram 627 adultos saudáveis (19 a 90 anos), divididos em três grupos, conforme escolaridade (1 a 4, 5 a 8 e 9 anos ou mais de estudo) e em quatro grupos por idade (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 e 76 a 90 anos). Encontraram-se efeitos de idade e escolaridade em atenção, percepção, memória (de trabalho, verbal episódica, semântica, visual e prospectiva), linguagem oral e escrita, praxias e funções executivas. Interações entre idade e escolaridade foram encontradas em atenção, memória verbal, linguagem oral e escrita. Os resultados destacam que o envelhecimento e a escolaridade impactam de forma heterogênea nas funções cognitivas, assim como os testes neuropsicológicos brasileiros devem sempre considerar a influência dessas variáveis para produzir seus dados normativos. |
id |
UFRGS-2_f8aeca746e565a853b31afd0db861925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181630 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoMüller, Juliana de LimaEsteves, CristianoFonseca, Rochele PazPimenta, Maria Alice de MattosSalles, Jerusa Fumagalli de2018-09-05T02:28:57Z20181413-8271http://hdl.handle.net/10183/181630001074271Neste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, percepção, memória, linguagem, calculias, praxias e funções executivas. Participaram 627 adultos saudáveis (19 a 90 anos), divididos em três grupos, conforme escolaridade (1 a 4, 5 a 8 e 9 anos ou mais de estudo) e em quatro grupos por idade (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 e 76 a 90 anos). Encontraram-se efeitos de idade e escolaridade em atenção, percepção, memória (de trabalho, verbal episódica, semântica, visual e prospectiva), linguagem oral e escrita, praxias e funções executivas. Interações entre idade e escolaridade foram encontradas em atenção, memória verbal, linguagem oral e escrita. Os resultados destacam que o envelhecimento e a escolaridade impactam de forma heterogênea nas funções cognitivas, assim como os testes neuropsicológicos brasileiros devem sempre considerar a influência dessas variáveis para produzir seus dados normativos.This study investigated the effects of age and schooling and their interactions on the performance of adults in the NEUPSILIN Brief Neuropsychological Assessment Instrument, which evaluates time and space orientation, attention, perception, memory, language, calculation, motor functions, and executive functions. The sample was composed of 627 healthy adults (19 to 90 years), who were divided into three groups according to education range (1 to 4, 5 to 8 and 9 or more years of study) and into four groups by age range (19-39, 40-59, 60-75 and 76-90 years). We identified age and schooling effects in attention, perception, memory (working, verbal episodic, semantic, visual and prospective memory), oral and written language, motor functions, and executive functions. Interactions between age and schooling were observed in attention, verbal memory, and oral and written language tasks. The results highlighted that aging and schooling impact cognitive functions heterogeneously, and that Brazilian neuropsychological tests should always consider the influence of these variables to produce their normative data.En este estudio se investigaron los efectos de edad y escolaridad, y las interacciones en el desempeño de adultos en el Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve NEUPSILIN que evalúa la orientación espacio-temporal, atención, percepción, memoria, lenguaje, cálculos, prácticas y funciones ejecutivas. Participaron 627 adultos que gozaban de buena salud (19-90 años), divididos en tres grupos según el nivel educativo (1 a 4, 5 a 8 y 9 o más años de estudio) y cuatro grupos por edad (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 y 76 a 90 años). Se encontraron efectos de la edad y de educación en atención, percepción, memoria (de trabajo, episódica, semántica, visual y futura) lenguaje, oral y escrita, prácticas y funciones ejecutivas. Interacciones entre edad y escolaridad fueron encontradas en atención, memoria verbal, lenguaje oral y escrita. Los resultados destacan que el envejecimiento y la escolaridad impactan de forma heterogénea en las funciones cognitivas, y que los tests neuropsicológicos brasileños deben considerar siempre la influencia de estas variables para producir datos normativos.application/pdfporPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 23, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 319-332CogniçãoEnvelhecimentoEducaçãoNeuropsicologiaAvaliacao neuropsicologicaPsicologia cognitivaCognitionAgingEducationNeuropsychologyCogniciónEnvejecimientoEducaciónNeuropsicologíaEfeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILINEffect of age and schooling in the NEUPSILIN brief neuropsychological assessment instrument Efecto de edad y escolaridad en instrumento de evaluación neuropsicológica breve NEUPSILIN info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074271.pdfTexto completoapplication/pdf638895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/1/001074271.pdf8e3c37e7c275d8073e488a6820469b41MD51TEXT001074271.pdf.txt001074271.pdf.txtExtracted Texttext/plain53888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/2/001074271.pdf.txtf79f7207e8e5856afe5d2085d03c35a6MD52THUMBNAIL001074271.pdf.jpg001074271.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/3/001074271.pdf.jpg72aeccc4050ee79fd9c77fe215b6a35aMD5310183/1816302018-11-29 02:46:37.010138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Effect of age and schooling in the NEUPSILIN brief neuropsychological assessment instrument |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Efecto de edad y escolaridad en instrumento de evaluación neuropsicológica breve NEUPSILIN |
title |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
spellingShingle |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Cognição Envelhecimento Educação Neuropsicologia Avaliacao neuropsicologica Psicologia cognitiva Cognition Aging Education Neuropsychology Cognición Envejecimiento Educación Neuropsicología |
title_short |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
title_full |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
title_fullStr |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
title_full_unstemmed |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
title_sort |
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN |
author |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Müller, Juliana de Lima Esteves, Cristiano Fonseca, Rochele Paz Pimenta, Maria Alice de Mattos Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_role |
author |
author2 |
Müller, Juliana de Lima Esteves, Cristiano Fonseca, Rochele Paz Pimenta, Maria Alice de Mattos Salles, Jerusa Fumagalli de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Müller, Juliana de Lima Esteves, Cristiano Fonseca, Rochele Paz Pimenta, Maria Alice de Mattos Salles, Jerusa Fumagalli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Envelhecimento Educação Neuropsicologia Avaliacao neuropsicologica Psicologia cognitiva |
topic |
Cognição Envelhecimento Educação Neuropsicologia Avaliacao neuropsicologica Psicologia cognitiva Cognition Aging Education Neuropsychology Cognición Envejecimiento Educación Neuropsicología |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cognition Aging Education Neuropsychology |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Cognición Envejecimiento Educación Neuropsicología |
description |
Neste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, percepção, memória, linguagem, calculias, praxias e funções executivas. Participaram 627 adultos saudáveis (19 a 90 anos), divididos em três grupos, conforme escolaridade (1 a 4, 5 a 8 e 9 anos ou mais de estudo) e em quatro grupos por idade (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 e 76 a 90 anos). Encontraram-se efeitos de idade e escolaridade em atenção, percepção, memória (de trabalho, verbal episódica, semântica, visual e prospectiva), linguagem oral e escrita, praxias e funções executivas. Interações entre idade e escolaridade foram encontradas em atenção, memória verbal, linguagem oral e escrita. Os resultados destacam que o envelhecimento e a escolaridade impactam de forma heterogênea nas funções cognitivas, assim como os testes neuropsicológicos brasileiros devem sempre considerar a influência dessas variáveis para produzir seus dados normativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-05T02:28:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181630 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-8271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074271 |
identifier_str_mv |
1413-8271 001074271 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 23, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 319-332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/1/001074271.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/2/001074271.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181630/3/001074271.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e3c37e7c275d8073e488a6820469b41 f79f7207e8e5856afe5d2085d03c35a6 72aeccc4050ee79fd9c77fe215b6a35a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224949752397824 |