A palavra contra-ataca : a narrativa cinematográfica em 'O livro das ilusões' de Paul Auster

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabeda, Eduardo Vega
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29197
Resumo: Os estudos desse trabalho cabem à esfera das relações entre o cinema, a literatura e a narrativa, tendo por base o apoio da escrita, seus artifícios e soluções naturais, ora ilustrados pela mudança inerente aos dois planos midiáticos, ora pela análise e os exemplos colhidos na obra O Livro das Ilusões do escritor Paul Auster, que revelem o hibridismo ou a comutação de técnicas narrativas distintas. Afastando-se, portanto, do debate sobre o que é narrativo (diegético, sintagmático) ou não-narrativo (não-diegético, paradigmático, formalista) para o cinema. Antes ou acima das distinções narrativas, estarão sempre: 1. os usos e as apropriações ou fusões de certas propriedades escritas, tanto do roteiro cinematográfico quanto do texto literário; 2. o desdobramento das propriedades das estruturas narrativas de ambas as mídias, assim como a sua aplicabilidade e as suas transições de formato, em circunstâncias distintas de inversão, como soluções narratológicas, estilísticas e técnicas; 3. a exposição do debate sobre: o meio que serve para o estabelecimento da forma; a percepção imanente das estruturas que dão cabo da história. Nesse cenário, o trabalho pretende contribuir, ainda que minimamente, para a discussão recente da transgressão da linguagem no enlevo literário e cinematográfico.
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